Notícias

Aprendiz no Agronegócio gera oportunidades para jovens em todo o Brasil

Programa do CIEE capacita e integra novos talentos no setor agrícola

O Programa Aprendiz no Agronegócio foi criado pelo CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola -, e tem como objetivo oferecer oportunidades de estudos e primeiro emprego no setor agrícola para jovens.

O programa foi criado em 2019 e, além de lançar jovens de 18 a 24 anos no mercado de trabalho, oferece cursos que auxiliam e capacitam os novos talentos para atuarem no meio agrícola.

Aprendizagem sustentável no agronegócio é o tema abordado nos cursos disponíveis no programa, sendo denominados Arco do Agronegócio e Mecanização Agrícola. Para os jovens contratados terem acessos aos cursos, é necessário que os contratantes realizem as inscrições em uma das duas opções.

Mais de mil jovens de todo o Brasil já conseguiram oportunidades de emprego com o Programa Aprendiz no Agronegócio, que se tornou um importante meio para atender à crescente demanda do setor, sendo esta uma forma de renovação de mão de obra capacitada e especializada.

O agronegócio é um dos principais setores responsáveis pela economia do Brasil, representando 24,31% do Produto Interno Bruto (PIB), e foi o único setor que abriu mais de 62 mil novas vagas de emprego no primeiro semestre de 2020, segundo dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Há quem pense que apenas empresas podem contratar aprendizes. Entretanto, produtores com inscrição no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) – CEI e com o mínimo de sete empregados na propriedade também podem promover oportunidades para os jovens em funções que não exigem formação acadêmica, como engenharia, por exemplo.

Para mais informações, acesse o site: https://portal.ciee.org.br/

Cadastre-se e receba novidades

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação.
Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade e LGPD.