Notícias

Operação Corta Fogo 2023

Órgãos estaduais e setor produtivo realizaram, no último dia 25 de abril, em Araçatuba/SP, o 9º Encontro Técnico do Setor Sucroenergético e Policiamento Ambiental, com o objetivo de apresentar os resultados da Operação Corta Fogo 2022.

Na comparação com o ano anterior, os números tiveram melhora significativa, com a redução de 87,5% das áreas queimadas em cana e vegetação natural (Áreas de Proteção Permanente e demais tipos de vegetação). Esse foi o mesmo índice de redução do número de autos de infração aplicados no Estado de São Paulo.

As condições climáticas favoreceram o sucesso da Operação Corta Fogo 2022, mas também as iniciativas dos produtores rurais, entidades e empresas do setor, adotando medidas preventivas, foram fundamentais. Entre as ações, destacam-se a manutenção de aceiros, a constituição do PAM (Plano de Auxílio Mútuo contra incêndios) e do PPI (Plano de Proteção e Prevenção a Incêndios), a Adesão ao Protocolo Etanol Mais Verde, além do investimento em equipamento de combate a incêndios e treinamentos de colaboradores.

Para a organização de todo o trabalho desenvolvido, a Operação Corta Fogo é dividida em três fases: verde (janeiro a março; novembro e dezembro);  amarela (abril e maio) e; vermelha (junho a outubro). Esta é uma fase em que estamos entrando em um período mais crítico e é necessária maior atenção do produtor.

Fonte: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/cortafogo/

Neste ano de 2023, a Operação Corta Fogo irá focar nas iniciativas PAM e PPI e, por meio da Operação HURACÁN, uma ação conjunta entre a Polícia Militar Ambiental e Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente (GAEMA) do Ministério Público e Defesa Civil. Dessa forma, será possível a verificações dos dados informados no PPI (existência equipamentos de combate a incêndio, pontos de observação e monitoramento), assim realizar a vistoria preventiva de aceiros e participação nas reuniões do PAM.

É relevante que o produtor mantenha seu cadastro atualizado para estar coberto pelos planos PAM e PPI Socicana. Em caso de incêndio de autoria desconhecida, os produtores com recolhimento em dia e com as propriedades regularmente cadastradas na Associação serão pontuados na aplicação da Planilha de Nexo de Causalidade.

Reforçamos a necessidade de manter os aceiros adequados, dados atualizados para inserção no PAM, PPI e Etanol Mais Verde, além da orientação aos colaboradores quanto aos seguintes itens:

  • procedimento a ser adotado no caso de incêndio;
  • acesso ao telefone da brigada mais próxima;
  • procedimento de atendimento ao Policial Ambiental em visita preventiva.

O associado que não tiver interesse em participar do PAM, PPI e Etanol Mais Verde deverá encaminhar pedido de exclusão por escrito à Socicana. Em nosso site, disponibilizamos material informativo sobre a prevenção de incêndios: https://socicana.com.br/incendio/.

Cadastre-se e receba novidades

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação.
Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade e LGPD.