A Socicana oferece aos seus associados um serviço estratégico de fiscalização dos laboratórios das usinas, em relação ao PCTS (Pagamento de Cana por Teor de Sacarose). Através de equipamentos especializados, a Socicana garante que as normas estabelecidas sejam cumpridas, assegurando maior confiabilidade de informações ao produtor.
Os associados regularizados contam com acesso gratuito a um laboratório completo, equipado com tecnologia e profissionais qualificados. A qualidade do laboratório é atestada por diversos órgãos, como o Conselho Regional de Química (Certificado de Anotação de Responsabilidade Técnica – ART), Ensaio de Proficiência do Consul Lab, além de seguir recomendações das normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), com certificação ISO/IEC 17043:2011 e método do Manual Consecana.
O Laboratório oferece serviços para garantir a qualidade da análise da cana-de-açúcar e a correta na remuneração do produtor.
- Análise da maturação: avaliação do ponto ideal de corte da cana para atingir o ponto máximo de teor de sacarose garantindo maior produtividade do canavial.
- Conferência de análises: monitoramento da realização das análises seguindo as Normas do Consecana, a fim de se garantir uma análise dentro dos padrões de qualidade.
- Conferência interlaboratorial: participação em programas de comparação de resultados em diferentes laboratórios, garantindo a padronização das análises.
- Fiscalização dos laboratórios das usinas: monitoramento das amostras de cana e dos procedimentos e equipamentos utilizados nos laboratórios das usinas, assegurando o cumprimento das normas e garantindo que os equipamentos utilizados estejam com as devidas manutenções e calibrações em dia.
- Pesagem dos caminhões: verificação das balanças de entradas e saídas de cana a fim de garantir a precisão nas pesagens.
- Auditoria e conferência Modelo Consecana: realização de auditorias regulares para garantir a conformidade dos laboratórios das usinas com o Modelo Consecana.
As principais funções da Fiscalização são: responder às dúvidas dos produtores, garantir que todas as analises são realizadas dentro dos padrões CONSECANA e tomar providências imediatas em caso de irregularidades. Além disso, se solicitado pelo produtor durante a entrega de cana na Usina, o fiscal pode trazer uma amostra para comparar os resultados com os obtidos pelas usinas.