A Socicana entregou, no dia 9 de dezembro, os certificados de reconhecimento internacional da Bonsucro, apoiando o protocolo Agricultura Sustentável da Socicana, a três produtores de cana-de-açúcar: Roberto Cestari, Murilo Morelli e Paulo Rodrigues. Outros 17 produtores, com áreas de até 75 hectares, receberam a Certificação RSB – Roundtable on Sustainable Biomaterials. Foram eles: Agenor Bracciali, José Luis Bracciali, Antonio Luiz Nardy de Mattos Barretto, Marineide Correa de Mattos Barretto Edson Tadeu Rizzo, Eduardo José Ramalho, Maria de Fátima Carrer Ramalho, Roberto Tadeu Ramalho, Laerte Stefano, José Erminio Gibertoni, Jorge Erminio Gibertoni, José Wagner Carqui, Paulo Sergio Caparelli, Mario Morita, Edgar Morita, Marisa Terezinha Sichieri Borsetti e Durvalina Thome Sichieri.
A certificação Bonsucro é um desdobramento da certificação Better Sugarcane Initiative, um grupo prévio composto por partes interessadas do setor, preocupados com os impactos ambientais e sociais da produção de cana-de-açúcar. Durante uma auditoria Bonsucro antes da certificação, são avaliados os principais indicadores de produção, inclusive seu consumo de energia e água, assim como a emissão de gases de efeito estufa. A conformidade regulatória, direitos trabalhistas, um suprimento local e contínuo de alimentos e outros fatores humanos que afetam o impacto da produção sobre a população local também são aferidos.
Já a certificação RSB é aplicada à produção, elaboração, transformação, comercialização e uso de biomassa e biocombustíveis, e os produtores e processadores de matérias-primas e biocombustíveis podem solicitá-la, bem como os misturadores de biocombustíveis. A qualificação para a certificação RSB implica na avaliação do cumprimento dos critérios estabelecidos nos seguintes princípios: legalidade, planificação, monitoramento e melhoria contínua, emissões de gases de efeito estufa, direitos humanos e trabalhistas, desenvolvimento rural e social, segurança alimentar local, conservação dos solos, água, ar, uso de tecnologia, insumos e administração de resíduos.
O reconhecimento da Socicana e produtores associados vem comprovar os resultados do trabalho desenvolvido pela equipe técnica e associados, promovendo a evolução das práticas agrícolas e dos negócios e atuação de acordo com critérios de responsabilidade socioambiental.
O superintendente da Socicana, José Guilherme Nogueira, avalia a importância da certificação. “Celebramos a entrega dos certificados para cada um dos produtores contemplados. Gostaria de parabenizar o esforço que tiveram diante do processo de certificação. O primeiro passo foi a certificação, e agora é manter e fazer com que seja um diferencial competitivo para todos nós.”
A gestora de projetos da Socicana, Cristiane Simone, analisa o significado do reconhecimento também para a equipe. “Os produtores demonstram toda sua dedicação para a entrega de uma matéria-prima de alta qualidade. E a além dos produtores, os colaboradores, quem está diretamente ligado ao campo, também deve atender aos quesitos de qualidade, o que amplia o alcance da certificação.” Cristiane completa que para amparar o produtor, diversos departamentos se mobilizam dentro da Socicana, como o de Projetos, o Técnico, Jurídico, Assistência Social e Comunicação.