Notícias

Socicana comemora o recebimento da Certificação Internacional RSB Roundtable on Sustainable Biomaterials

soci01

Um grupo de 17 produtores associados à Socicana teve a confirmação, nesta semana, do recebimento da Certificação Internacional Roundtable on Sustainable Biomaterials – RSB. Eles fazem parte do projeto “Cana Sustentável”, executado pela Socicana, com apoio da RSB, e com suporte do programa Boeing Corporate Citizenship.

Dentro do “Cana Sustentável”, os produtores contaram com uma estrutura abrangente para alcançar objetivos de sustentabilidade e demandas de mercado. Tiveram, durante vários meses, todo o suporte da equipe da Socicana e da RSB para melhorias em sua gestão e nos processos da atividade agrícola.

O anúncio da certificação foi feita publicamente nesta segunda-feira, dia 30 de outubro, em Genebra, Suíça, onde a RSB possui escritórios. Dias antes, em 21 de outubro, os produtores já haviam participado de uma reunião no auditório da Socicana, com os representantes da certificadora. O recebimento desta certificação comprova o padrão de boas práticas agrícolas dos produtores da área de atuação da Socicana. Além disso, reforça a importância do padrão RSB como uma ferramenta para “traduzir” os objetivos do desenvolvimento sustentável em práticas adotadas por todos os produtores ao longo da cadeia de fornecimento, incluindo aqueles de pequena escala e da agricultura familiar.

“Estamos entusiasmados em trabalhar com a Socicana nesse importante projeto. As ações fazem parte do Programa de Pequenos Produtores da RSB, que visa melhorar as condições de vida e incentivar boas práticas entre os produtores de pequena escala”, afirmou Rolf Hogan, diretor Executivo da RSB. “Foi uma excelente experiência para identificarmos as necessidades e as oportunidades relacionadas ao pequeno produtor de cana-de-açúcar. O projeto “Cana Sustentável” promove a melhoria da gestão da propriedade rural, conduzindo a uma participação maior de agricultores familiares em cadeias de produção sustentáveis.”

Para a Socicana, o trabalho trouxe resultados significativos. “A nossa intenção é trazer mais produtores interessados na certificação de matéria-prima e buscar sua inclusão nos protocolos internacionais”, comentou Bruno Rangel Geraldo Martins, presidente da Socicana. “Já temos a percepção de que os nossos associados estão considerando suas atividades de uma outra forma e melhorando as suas práticas. Portanto, temos papel fundamental para que eles sejam reconhecidos e certificados”, concluiu.

O superintendente da Associação reforçou os benefícios da parceria. “Esta iniciativa impactou no comportamento de nossos associados. Os produtores viram que é possível produzir cana-de-açúcar de forma sustentável”, comentou José Guilherme Nogueira. “A participação da RSB no processo foi essencial, uma vez que antes de nossa parceria não tínhamos nenhum protocolo de certificação voltado aos pequenos produtores. A equipe de experts da RSB não mediu esforços para oferecer orientação e suporte aos profissionais da Socicana, para que pudéssemos implementar os padrões junto aos participantes do grupo”, afirmou.

soci02

O que dizem os produtores

“Gostaria de parabenizar a todos, pois todas as discussões que nós tivemos, tiveram como objetivo o ganha-ganha. Este resultado reflete o padrão técnico dos produtores de nossa região.”

Roberto Cestari

“Gostaria de agradecer à equipe da Socicana e da RSB pelo trabalho, a todas as pessoas envolvidas no processo, em que a pudemos aprender bastante. O grande objetivo e o nosso foco é trabalhar com sustentabilidade e também obter o ganho econômico. Ficamos satisfeitos em saber que demos um passo e que outros virão. E só temos a agradecer.”

Murilo Gerbasi Morelli

Esta segunda certificação RSB de produtores de cana-de-açúcar no Brasil (a primeira foi a certificação da Assobari, em setembro de 2016) foi possível com o suporte do Boeing Corporate Citizenship Program, que está apoiando a certificação de pequenos produtores no Brasil e na África do Sul. Os 17 pequenos produtores, associados da Socicana, representam uma área de 466,62 hectares de cana-de-açúcar.

Sobre a RSB

A RSB (Roundtable on Sustainable Biomaterials) é uma coalizão multistakeholder, independente e global que trabalha para promover a sustentabilidade dos biomateriais. O sistema de certificação RSB é amigável, e foi considerado o mais robusto e confiável de seu tipo. Ele verifica se os biomateriais são éticos, sustentáveis e de origem rastreável. A certificação é aprovada pelos membros da RSB, incluindo as principais ONGs e agências da ONU. Os membros da RSB trabalham em todos os setores para definir as melhores práticas globais para a produção sustentável de biomateriais. A opção por produtos certificados pela RSB contribui para a construção de confiança e credibilidade no setor de bioprodutos. www.rsb.org

Sobre a Socicana

Socicana – Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba é uma associação de produtores de cana-de-açúcar, fundada em 1951. Representa cerca 1.160 produtores e um total anual aproximado de 6,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, que são fornecidas para diversas usinas no estado de São Paulo. A Socicana tem como missão promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos produtores de cana, por meio de serviços e suporte, atuando na proteção de seus direitos e fortalecendo o associativismo. www.socicana.com.br

Cadastre-se e receba novidades

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação.
Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade e LGPD.