Fundada no dia 15 de fevereiro de 1951, a Socicana realizou a comemoração de seus 65 anos, no último dia 16 de setembro. O evento contou com a presença de representantes do setor e personalidades como Roberto Rodrigues – ex-ministro da Agricultura, Arnaldo Jardim – Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, Mônika Bergamaschi – superintendente da Abag/RP, Manoel Ortolan – presidente da Canaoeste, Eduardo Vasconcellos Romão – presidente da Orplana e da Associação de Jaú, Marcos Landell – diretor do Centro de Cana do IAC, as diretorias da Coplana e Sicoob Coopecredi, ex-presidentes da Socicana homenageados e familiares, além do prefeito de Guariba – Francisco Mançano Junior.
O presidente da Socicana, Bruno Rangel Geraldo Martins, lembrou do papel da Associação desde seu início. “Era imprescindível a união da classe para fortalecer a produção, aumentar a tecnologia e trabalhar para o desenvolvimento econômico e social da nossa região. Durante todo esse período, muitos fatos ocorreram. Muito trabalho, estudos, discussões, parcerias nacionais e internacionais passaram por essa instituição. Isso é motivo de muito orgulho e nos faz sentir ainda mais motivados a continuar lutando pelos produtores e pela cana-de-açúcar.”
Bruno lembrou dos fundadores. “Aqueles senhores nem sonhavam que hoje estaríamos aqui. O trabalho que ali começava traria hoje, a esse auditório, os seus filhos, netos, sobrinhos, para comemorar o sucesso daquele conceito que ali nascia”, afirmou.
Na oportunidade, foi realizada a inauguração oficial do Auditório da Socicana, denominado “Antonio José Rodrigues Filho”, uma homenagem ao fundador da Associação e seu primeiro presidente, no cargo de 1951 a 1966. Rodrigues Filho, pai de Roberto Rodrigues defendeu o associativismo e trabalhou as bases da organização de classe na região, o que foi responsável pelos avanços da agricultura canavieira nas décadas seguintes.
O fundador da Socicana acumulou cargos estratégicos como secretário de Agricultura do Estado, vice-governador e também foi prefeito de Guariba. Trabalhou para a fundação da Coplana e da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp), as quais presidiu, e para a formação da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB).
Outro ponto alto da comemoração foi a inauguração da Galeria dos Presidentes, também homenageando aqueles que dedicaram tempo e esforços para trazer a Socicana aos dias de hoje.
Galeria dos Presidentes
O evento contou também com a palestra de Plínio Nastari, presidente e CEO da Datagro Consultoria sobre “Passado, Presente e Futuro da Cana-de-Açúcar”.
Arnaldo Jardim, em seu discurso, lembrou das parcerias e lutas que contribuíram para os avanços da Agricultura, tendo a Socicana como palco destas conquistas. “Há uma história de desafios bem sucedidos, de momentos importantes. E eu sou portador, em nome do governador, Geraldo Alkmin, do nosso reconhecimento à Socicana. Aplausos pela existência de 65 anos que marcaram toda a diferença e saudar a todos que tornaram essa trajetória realidade.”
Roberto Rodrigues lembrou grandes momentos da história e cumprimentou Bruno Rangel Geraldo Martins, presidente da Associação, e a diretoria, pela homenagem a Antonio José Rodrigues Filho. “Quem não sabe de onde vem, não sabe para onde vai. E uma forma de saber de onde vem é homenagear seus heróis do passado.” Com isso, Roberto Rodrigues fez referência a todos que ajudaram a escrever a história da Socicana.
Ele ressaltou também características do homenageado: “Meu pai era honesto, duramente honesto, verdadeiro, justo, ético e leal aos seus amigos… Ele tinha paciência, um dom de poucas pessoas. A paciência tem duas vertentes: quem a tem ouve muito e, portanto, aprende. Meu pai tinha paciência para ouvir tudo e todos. E, segundo, ensinar. Quem aprende, ensina. Outra coisa interessante sobre ele. Há três características pessoais cuja consequência em tê-las pode ser para o bem ou para o mal: ambição, orgulho, vaidade. Ele tinha no limite exato, determinado pelo seu extraordinário senso de justiça”, afirmou.
Com uma história que se destaca no cenário nacional, a Socicana avança com a prestação de serviços especializados e a inserção do produtor em novas tecnologias, com o objetivo de garantir a sustentabilidade da produção canavieira na região.