Notícias

Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado monta coalizão para o desenvolvimento de Guariba e região

Na terça-feira, dia 18/06, a Socicana recebeu em seu auditório o encontro “Coalizão Empresarial de Guariba”, uma importante iniciativa com a presença de empresários, produtores rurais e lideranças políticas da região. O evento destacou-se pela palestra “Desenvolvimento Econômico na Região de Guariba”, ministrada por Jorge Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.

O principal objetivo foi discutir ações para fomentar o crescimento da região de Guariba e promover maior sinergia na cadeia produtiva local. Durante a palestra, Jorge Lima abordou diversas propostas e projetos que visam contribuir para o desenvolvimento da região, respeitando suas vocações e potencialidades específicas.

No plano elaborado pela secretaria, serão visitadas 16 regiões administrativas, onde foram montadas as coalizões empresariais. A região de Guariba é reconhecida como uma força do agronegócio e da agroindústria, que vem crescendo significativamente nos últimos 10 anos.

“Minha vinda é, normalmente, para mostrar o plano que vamos fazer, entender e começar a fazer os desenhos. O agro, uma potência aqui na região, é extremamente forte. São Paulo representa 40% do nosso PIB (Produto Interno Bruto). A indústria tem 32%, e o agro, 40%. Mais 10% vêm do turismo. O mais importante é que as pessoas entendam o nosso plano. Hoje, estamos na tentativa de abranger 225 municípios em um ano e seis meses. Vou visitar os 645 municípios para conhecer e trocar ideias. Para as pessoas entenderem o plano e ver onde podemos ajudar. A cana é muito forte no estado de São Paulo. Vamos apostar muito no etanol. Nossa matriz energética vai vir do etanol para fortalecer o sistema, a cadeia do açúcar. Esses são os nossos projetos”, destacou o secretário Lima.

Dra. Marta Maria Gomes dos Santos, assessora jurídica, em nome da Coplana, Socicana e Sicoob PRO, recepcionou o Secretário com rápida apresentação das ações promovidas pedindo-lhe que intercedesse junto ao Governador Tarcísio de Freitas para modificar o sistema de inscrição do produtor rural na Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, que, desde 2006, compulsoriamente, inscreve os produtores rurais pessoas físicas no CNPJ, fazendo com que somente o produtor rural, pessoa física, paulista, pague salário-educação à União (2,5% do total da folha).

Dra. Marta explicou que esta seria uma oportunidade para o governo de São Paulo desonerar a folha de pagamento dos produtores rurais paulistas em 2,5%, sem onerar o estado, promovendo justiça fiscal e alívio da carga tributária dos produtores rurais de São Paulo, incentivo o desenvolvimento econômico do setor.

“Receber o secretário de Desenvolvimento Econômico é bastante importante para nossa região. Nós acreditamos que no cooperativismo e no associativismo como propulsores do desenvolvimento econômico. Foi isso que a Socicana, a Coplana e o Sicoob PRO construíram desde 1951 aqui em Guariba, com o empreendedorismo dos cooperados e dos associados, transformaram as entidades em organizações muito importantes para o agro paulista e o sucesso dos produtores associados”, concluiu Dra. Marta.

Cadastre-se e receba novidades

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação.
Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade e LGPD.