Notícias

“Roberto Rodrigues, o Semeador”

No dia 5 de fevereiro, Dr. Roberto Rodrigues autografou sua primeira biografia, intitulada “Roberto Rodrigues, O Semeador”. O evento foi no Salão da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), e a obra foi escrita pelo jornalista Ricardo Viveiros, autor de mais de 50 livros.

A biografia oferece uma perspectiva sobre a vida de um ícone do agronegócio e do cooperativismo, com um texto que narra histórias do setor, decisões que contribuíram para o desenvolvimento do Brasil, além de recordações familiares e dos muitos cargos ocupados em sua trajetória.

Estiveram presentes ao lançamento diretores, executivos, cooperados e associados da Socicana, Coplana e Sicoob Coopecredi, em uma reverência a Dr. Rodrigues, cujas iniciativas foram fundamentais para o fortalecimento das três entidades.

Na Socicana, Dr. Rodrigues foi diretor do Departamento Técnico, um período em que as entidades e membros do setor contribuíram para a implantação do Pagamento de Cana pelo Teor de Sacarose (PCTS), realizado pelo Instituto do Açúcar e Álcool (IAA). A Socicana, então, montou o Laboratório de Análise de Cana-de-Açúcar para a

checagem das análises das usinas. Neste período, início da década de 1980, a forma de estimular os cuidados com o canavial pelos nossos produtores, foi a criação de um prêmio quinzenal para aqueles com melhores resultados, o que passou a estimular a busca pela assistência técnica, visando à qualidade da cana.

Em sua liderança na Coplana e Socicana, promoveu avanços significativos, tanto nos processos, como na assistência técnica no campo e uso de tecnologias, trabalhando para o crescimento das organizações e sua relevância entre produtores e sociedade.

Foi o primeiro associado do Sicoob Coopecredi, um de seus fundadores e teve fundamental atuação para, desde o início da cooperativa, implantar o trabalho profissionalizado em todos os processos. Em seguida, atuou para o fortalecimento do cooperativismo de crédito no Brasil.

Dr. Antonio José Rodrigues Filho, pai de Roberto Rodrigues, foi um dos fundadores da Socicana, em 1951, e presidente até 1966. E Dr. Roberto foi presidente da Coplana, de 1975 a 1981. Foi também um dos fundadores do Sicoob Coopecredi, em 1974, e presidente de 1978 a 1980. 

Entre os muitos cargos, Dr. Roberto foi presidente da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), de 1997 a 2001, e ministro da Agricultura, de 2003 a 2006. Foi também presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), recebeu o título Doutor Honoris Causa pela Universidade Estadual Paulista – Unesp (1998). É Professor Emérito da Fundação Getúlio Vargas/ Agro e Embaixador Especial da FAO para o Cooperativismo.

Ao Dr. Roberto Rodrigues, nossa admiração e gratidão pela história de desenvolvimento para o agronegócio e para o cooperativismo. Seus ideias e força de trabalho inspiram todos que atuam para os avanços do setor e do país. Seu legado tem papel relevante para a atual e futuras gerações.

Cadastre-se e receba novidades

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação.
Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade e LGPD.