Notícias

Parceria entre Socicana e Unesp de Jaboticabal

Em 2017, cursos e seminários oferecerão completo suporte para a gestão de custos da propriedade

Dando prosseguimento às iniciativas voltadas para a sustentabilidade da produção canavieira, a Socicana estabeleceu uma parceria com o Departamento de Economia, Administração e Educação da FCAV/Unesp de Jaboticabal, para promover suporte ao produtor em sua gestão financeira. Ao longo de 2017, serão promovidos cursos e seminários, com o objetivo de contribuir de maneira efetiva com resultados positivos para a empresa rural. Acompanhe a entrevista com o Prof. Dr. David Ferreira Lopes Santos, sobre o tema.

Socicana Informa: Qual o impacto da apuração dos custos de produção nos negócios do produtor?

Prof. David: A sustentabilidade de toda atividade produtiva depende, entre outros fatores, da capacidade de gerar renda superior aos custos e equivalente ao investimento e risco assumido. As atuais exigências requeridas às atividades agropecuárias e todos os riscos inerentes ao setor (climático, político, cambial, tecnológico) reforçam a necessidade de um elevado nível de controle dos custos como forma de: identificar desperdícios, oportunidades de otimização, decisão sobre o que e quanto produzir, decisão sobre novos (des) investimentos em terra e máquinas/implementos, decisão sobre a contração de financiamentos, entre outros.

SI: Planejamento bem feito é fator de redução de custos?

Prof. David: Sem dúvida! Planejar os custos para cada nova safra e controlá-los com acurácia é uma das condições primordiais para melhorar as decisões e os resultados das empresas.

SI: Como a utilização de indicadores de desempenho (KPis) pode auxiliar na redução de custos?

Prof. David: Os indicadores de desempenho sinalizam a eficiência das atividades e/ou o uso dos recursos que, por sua vez, são os geradores de custos à propriedade rural. Assim, os indicadores são importantíssimos para sinalizar as oportunidades de melhorias técnicas e financeiras em cada uma das etapas, bem como, avaliar os resultados obtidos com esforços realizados no passado. Em função disso, toda a dimensão de Performance do KPis depende do fiel controle de custos.

SI: Qual será a atuação da Unesp junto ao produtor, em 2017, principalmente quanto aos custos de produção?

Prof. David: O nosso trabalho volta-se para a qualificação do produtor e/ou administrador rural na gestão dos recursos financeiros da propriedade. Nosso esforço tem sido no desenvolvimento de métodos, que possam ser empreendidos pelo próprio produtor e que represente de fato a sua realidade.

A nossa expectativa é que os produtores tenham os instrumentos adequados para decidirem como gerenciar seus recursos financeiros.

Para tanto, propomos, em parceria com a Socicana para 2017, uma estrutura de cursos de “formação”, desde o uso de planilha eletrônica para o controle dos custos, até a gestão de todos os custos envolvidos. Também, previmos para os produtores que já têm mecanismos de controle e gestão de custos e produção, um curso avançado em análise de investimentos.

A parceria para o ano de 2017 também evolverá a apresentação de três seminários com resultados financeiros e econômicos relativos ao emprego de novas tecnologias e sistemas de produção para o setor canavieiro. Enviaremos três boletins técnicos quanto à viabilidade econômica para a produção de soja, amendoim e cana, considerando a safra 2017/2018.

Cadastre-se e receba novidades

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação.
Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade e LGPD.