Notícias

O que a fiscalização nas usinas faz por sua remuneração?

 

Um dos aspectos mais importantes na renumeração do produtor de cana-de-açúcar é que a usina faça corretamente todo o procedimento da qualidade da matéria-prima. Tudo realizado com equipamentos certificados, assim como as análises dentro de critérios estabelecidos são fundamentais.

Com a evolução da mecanização, a cana-de-açúcar se enquadrou em parâmetros de qualidade, segurança, confiabilidade, eficiência, intercambiabilidade, bem como respeito ambiental.

 

FISCALIZAÇÃO

A fiscalização ou monitoramento da qualidade da cana-de-açúcar é um método em que a Socicana garante o fiel cumprimento das normas técnicas, assegurando os direitos dos associados. É fundamental e absolutamente necessária a execução dos serviços de fiscalização, pois são determinantes para a remuneração da matéria-prima dos fornecedores.

 COMO ATUAMOS NAS UNIDADES

A fiscalização acontece desde a pesagem da cana, até a formação do preço da tonelada.

Os técnicos contratados pela Socicana fazem três turnos de fiscalização, durante 24 horas. Acompanham as entradas de cana e todo o processo analítico nos laboratórios PCTS (Pagamento de Cana por Teor de Sacarose) das usinas de açúcar e etanol. Assim, objetivam a adequada operacionalização do sistema de pagamento da cana.

Todo esse cuidado é para certificar que as amostras coletadas representem a qualidade da cana entregue. Afinal, o valor da tonelada de cana é resultado dessa amostragem. Para se ter uma ideia da atuação dos nossos técnicos, 30% de todas as cargas de cada fornecedor são obrigatoriamente analisadas para estarem de acordo com o índice Consecana (Conselho de Produtores de Cana-de-Açúcar, Açúcar e Etanol do Estado de São Paulo).

Rotineiramente, são feitas aferições nas balanças de pesagem de cargas, nos equipamentos e são avaliados os procedimentos dos laboratórios das unidades industriais. Sempre visando à conformidade com o Manual de Instruções do Consecana/SP e das Normas ABNT NBR (Associação Brasileiras de Normas Técnicas).

Mais informações sobre fiscalização das unidades industriais pelo telefone (16) 3251-9245

 

 

 

 

 

Cadastre-se e receba novidades

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação.
Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade e LGPD.