O MIP, Manejo Integrado de Pragas, é uma iniciativa de extrema importância para a cultura da cana-de-açúcar. Devido ao processo de mecanização, que hoje já alcança quase 100% das lavouras, e também à eliminação das queimadas, verifica-se o aumento gradativo da incidência de pragas nos canaviais. Com isso, o produtor tem enfrentado prejuízos frequentes.
Saiba um pouco mais das principais pragas
A Mahanarva fimbriolata, conhecida popularmente como cigarrinha das raízes é uma praga de grande importância econômica, pois o seu ataque resulta em perdas na produtividade, que variam de 15% a 80%, e perdas na qualidade da matéria-prima, com redução de até 30% no teor de sacarose. Além disso, há o risco de contaminação no processo industrial, devido à deterioração da cana no campo.
Já a Diatreia sacchoralis ou broca da cana-de-açúcar é uma praga de importância primária na cultura da cana, com incidência durante todo o ciclo da cultura. Ao causar danos nos colmos, acarreta perdas na colheita, representadas por canas quebradas e mortas, que permanecem no campo. Esta praga provoca ainda perdas na produção de açúcar e etanol.
O Sphenophorus levis, conhecido como bicudo da cana é a principal praga dos canaviais, pois seus danos são permanentes e seu controle difícil. Na fase larval, causa sérios danos ao rizoma e, com isso, afeta o Stand, a produtividade e a longevidade dos canaviais.
Dicas MIP
- Realize, periodicamente, os levantamentos para que possa conhecer melhor as pragas existentes e saber o momento de agir;
- Acompanhe de perto o desenvolvimento dos canaviais, observando os sinais e sintomas que venham a aparecer;
- Realize avaliações e inspeções nas mudas, visando não disseminar as pragas durante o plantio;
- Faça as operações mecânicas corretamente, com o objetivo de maximizar a eficiência nas operações.
Para auxiliar o produtor no enfrentamento dessas pragas, a Socicana disponibiliza o serviço MIP Cana, que é oferecido ao associado regularizado. Entre os objetivos estão o correto manejo do canavial e instruções ao produtor para que possa conhecer melhor as pragas que predominantes.
Para mais informações, entre em contato com o Departamento Técnico da Socicana. Fone (16) 3261-9205.
Elaborado por:
Ronaldo do Amaral Caporusso
Valdeir dos Santos Gonçalves