No dia 16 de maio, foi lançada a 11ª edição da Campanha de Conscientização, Prevenção e Combate aos Incêndios, durante o encontro de capacitação do Programa Educacional “Agronegócio na Escola”, promovido pela Abag/RP. A iniciativa reforça o papel da educação na prevenção, especialmente diante do início do período de estiagem.
A campanha tem como objetivo ampliar a conscientização sobre os riscos e impactos dos incêndios, no campo e nas cidades, além de fortalecer a ajuda mútua no combate ao fogo. Todos os participantes receberam a nova cartilha “Incêndios Previna” e um jogo de tabuleiro educativo, desenvolvido para facilitar o aprendizado sobre o tema nas escolas.
O evento contou com a presença de representantes do Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) e outros órgãos ligados à segurança e à preservação ambiental, além de empresas e entidades do agronegócio.
Durante sua apresentação, a advogada da Socicana e Coplana, Dra. Marta Maria Gomes dos Santos, destacou a importância do compromisso coletivo. “Evitar incêndios não é responsabilidade apenas do setor canavieiro, que é tão forte em nossa região. A prevenção é responsabilidade de todos nós”, afirmou. Ela também ressaltou o lançamento da nova cartilha da Secretaria de Agricultura, que amplia o trabalho iniciado pela Abag/RP e reforça que o combate aos incêndios deve envolver toda a sociedade.
Mônika Bergamaschi, presidente do Conselho Diretor da Abag/RP, relembrou que a iniciativa surgiu após o incêndio de 2014, na Mata de Santa Tereza, em Ribeirão Preto. Segundo ela, o episódio acendeu o alerta sobre a necessidade de ir além da organização de brigadas e do trabalho entre as empresas. Era preciso investir em conscientização. “Percebemos que era fundamental produzir materiais educativos e ampliar o alcance da campanha. A partir daí, formamos uma rede de parceiros que, todos os anos, contribui com recursos para a criação de diferentes peças de comunicação”, explicou.
Os materiais desenvolvidos incluem placas para estradas, publicidade para rádios, outdoors, busdoors, filmes em 3D para redes sociais, vídeos para TV, cartilhas e, mais recentemente, jogos educativos. Todos esses conteúdos são distribuídos aos produtores rurais, Usinas e escolas. “A comunicação é padronizada para que as mensagens cheguem com mais clareza à população. Quando as pessoas veem as mesmas artes em diferentes locais, criam uma relação de proximidade com a campanha. Muitas passam a identificar as placas com os contatos das empresas parceiras, do Corpo de Bombeiros e dos canais de denúncia”, destacou Mônika.
A Dra. Elaine Maduro, advogada da Socicana, também reforçou o papel do produtor rural na prevenção de incêndios, destacando práticas essenciais. “O produtor deve fomentar medidas a fim de mitigar a propagação do fogo, tais como manutenção periódica de aceiros, realizar monitoramento do canavial, participar de grupo de WhatsApp com vizinhos, além da Socicana, para informar ocorrência de incêndios, e manter seus dados e da propriedade atualizados junto à Associação para fins de PAME (Plano de Auxílio Mútuo em Emergências), PPI (Plano de Prevenção de Incêndio) e Etanol Mais Verde”, informou.
A campanha demonstra o trabalho conjunto das entidades e empresas ligadas ao agronegócio e tem a função estratégica de chegar até a população, esclarecendo como os vários segmentos sociais podem contribuir. Visa promover a segurança das pessoas, assim como a preservação das áreas produtivas e ambientais. Trata-se, portanto, de um dever de todos, com resultados para todos.