A convite da Solidaridad Brasil, Socicana apresenta, no Uruguai, os resultados do trabalho realizado em nossa região
A Socicana participou, entre os dias 5 e 9 de dezembro de 2023, do Intercâmbio de Boas Práticas e Gestão Sustentável – Compartilhando Conhecimento de Melhoria Contínua na Produção de Cana-de-Açúcar, em Bella Unión, Uruguai. O objetivo foi a troca de experiências em práticas sustentáveis, por meio de palestras e visitas técnicas em campo, além da apresentação das ações adotadas por produtores brasileiros no processo de certificação.
O intercâmbio foi promovido pela ALUR (Alcoholes del Uruguay), ANCAP (Administración Nacional de Combustibles Alcohol y Pórtland), Assobari (Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Bariri), Solidaridad Brasil e Orplana (Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil).
O superintendente da Socicana, Rafael Bordonal Kalaki, destacou que a iniciativa representa um reconhecimento internacional ao trabalho da Socicana. “A convite da Solidaridad, compartilhamos as experiências da Associação, em relação aos projetos Top Cana e certificação Bonsucro, mostrando ao grupo do Uruguai o caminho que percorremos, as barreiras, as dificuldades e os aprendizados para promover a sustentabilidade no campo. Em seguida, fizemos apresentações para as equipes internas da usina, aos técnicos, e participamos de eventos com os produtores, destacando a produção e as boas práticas”, afirmou Rafael.
Segundo o superintendente, a Usina ALUR tem o desafio de produzir exclusivamente a partir da cana fornecida por agricultores. A usina deseja obter a certificação Bonsucro e, para alcançá-la, busca estimular os produtores a adotarem técnicas agrícolas responsáveis de produção.
O coordenador Agronômico e de Sustentabilidade da Socicana, Renato Machado, participou de intercâmbio de cooperação técnica com a Usina ALUR, visando a troca de experiências sobre a cana-de-açúcar, com ênfase nos protocolos de sustentabilidade em propriedades rurais. “Fizemos diversas apresentações envolvendo a parte institucional da Socicana. Apresentamos nossos programas de sustentabilidade e os conceitos técnicos referentes à produção de cana em nossa região. A troca de experiência foi muito boa, pois conhecemos um cenário bem diferente do nosso sistema atual. Conhecemos conceitos de irrigação, manejo intensivo de plantas daninhas e as variedades que melhor se adaptaram àquela região. Eles, por sua vez, obtiveram conhecimento sobre boas práticas nas propriedades rurais, aplicação de protocolos de sustentabilidade e novas tecnologias no cultivo da cana-de-açúcar”, destacou Renato.
Esse tipo de encontro, em que há a transferência mútua de conhecimento, é fundamental para identificar oportunidades, promover avanços e difundir os processos que são desenvolvidos no Brasil pelos nossos produtores, que prezam pela sustentabilidade e cujo exemplo serve de referência para as diversas regiões do Brasil e para o exterior.