Notícias

Fossa séptica ou biodigestor: qual a melhor opção?

Muitos produtores ainda têm dúvida: será que o biodigestor é melhor do que a fossa séptica? Vale a pena investir nesta segunda opção?  Quem já tem o biodigestor assegura que sim, que ele gera economia. A tecnologia de utilização de biodigestores é capaz de beneficiar o produtor rural, além de contribuir para a conservação ambiental. O biodigestor oferece o destino correto para os dejetos animais, produzindo o chamado biofertilizante e melhorando a produção agrícola. Além disso, a técnica produz o biogás, que pode aumentar a economia na propriedade e reduzir os impactos ambientais.

Na prática, biodigestores são equipamentos mantidos com restos de alimentos e fezes de animais, com acréscimo de água. Dentro do aparelho, esses detritos entram em decomposição pela ação de bactérias. Durante o processo, todo o material orgânico é convertido em gás metano (biogás). O resíduo sólido que sobra no biodigestor também pode ser aproveitado como biofertilizante. O biogás é utilizado como combustível em fogões de cozinha ou geradores de energia elétrica. E no caso de uma granja, por exemplo, o gás gerado pelas fezes das galinhas é usado para aquecer os ovos nas incubadoras. A utilização de biodigestores é altamente sustentável, por ser positiva tanto para o meio ambiente, quanto para a economia do produtor rural.

Com uma mini estação de tratamento, o biodigestor colhe todo o esgoto gerado, trata e devolve a água para o meio ambiente já tratada! Dispensa caminhão limpa-fossa e você mesmo pode fazer a automanutenção, sem custo adicional. Ecologicamente correto, o biodigestor funciona muito bem em qualquer lugar, mas principalmente onde as redes de esgoto tradicionais não chegam. Ele pode ser construído ou comprado e no caso de ser construído vários materiais podem ser utilizados, mas o importante é observar que esteja próximo à criação cujos dejetos serão utilizados para a produção de biogás e biofertilizantes, mas não ao lado da criação; respeitar uma distância mínima de 15 metros de distância da criação; escolher um local exposto ao sol

A fossa séptica  é um sistema simples desenvolvido para tratar o esgoto dos banheiros de residências rurais com até sete pessoas. Com esta fossa o esgoto é lançado dentro de um conjunto de três caixas d’água ligadas uma a outra e não no solo, córrego ou rio, prática comumente observada em vários locais do País. Ao entrar neste conjunto de caixas d’água, o esgoto é tratado pelo processo de biodigestão que reduz muito a carga de agentes biológicos perigosos para a saúde humana. A natureza também ganha com a melhoria da qualidade do solo e água. Por isso, a fossa séptica é um instrumento de saúde pública, de melhoria da qualidade de vida no campo e baixo custo.

 

 

Fontes

Manual de Construção do Biogigestor Rural da PUC de Minas Gerais:

http://www1.pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI20140917140023.pdf

Cartilha da construção de Fossa Séptica da Embrapa:

https://www.embrapa.br/gado-de-leite/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1004077/como-montar-e-usar-a-fossa-septica-modelo-embrapa-cartilhas-adaptadas-ao-letramento-do-produtor

Cadastre-se e receba novidades

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação.
Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade e LGPD.