Receba as novidades do setor

Seu nome

Seu e-mail

“Fazer o bem sem olhar a quem”

Socicana promove ações que geram impactos positivos em toda a comunidade

Desde a sua fundação, além de representar o produtor e oferecer serviços técnicos de qualidade, a Socicana sempre prezou por buscar alternativas que contribuíssem com a comunidade. Ao longo de 70 anos, vem desenvolvendo projetos e parcerias que fazem a diferença em toda a região.

A Socicana sempre teve presença forte na área de assistência social. Como exemplo, em dezembro de 1965, a revogação do Artigo 36 da Lei nº 4.870, que obrigava o produtor de cana-de-açúcar a oferecer serviços de assistências médica, hospitalar, farmacêutica e social a seus colaboradores, não impediu a Socicana de continuar com suas ações. Em 1988, a Associação viu uma oportunidade de contribuir com a cidade de Guariba, cedendo o prédio do Hospital Regional Francisco Carneiro D’Albuquerque para a Santa Casa de Misericórdia e promovendo serviços de saúde à população.

Desde 1997, a Socicana contribui ainda com a Casa da Criança Convalescente de Guariba, cedendo o prédio em comodato para que a instituição promova o acolhimento de crianças em vulnerabilidade social.

Há mais de 20 anos, a Socicana vem mantendo também uma relevante parceria com a Prefeitura de Dumont. O prédio onde funcionava o Ambulatório Médico destinado a produtores de cana-de-açúcar foi cedido em comodato, pela Associação, aos atendimentos da saúde pública do município. Nesse prédio, são oferecidos serviços de fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, nutrição, entre outros.

Se entre suas características está o protagonismo, os esforços da Socicana a tornaram referência na gestão de planos de saúde e odontológico, contratando operadoras de reconhecida expertise e oferecendo todo suporte para o atendimento a associados e seus familiares. Além de facilitar o acesso dos usuários aos diversos serviços, a Socicana vem obtendo negociações que permitem um custo-benefício bastante atrativo para o produtor.

Entre suas iniciativas na área de educação, a Socicana promove, nas comunidades, a gestão do conhecimento sobre cooperativismo e associativismo, como forma de estimular na região um modelo mais inclusivo de atuação. Exemplo disso, há 18 anos, a Associação, em parceria com a Coplana e Sicoob Coopecredi, realiza o “Projeto Cultural Calendário”, que seleciona frases e desenhos criados por crianças e adolescentes de 8 a 14 anos. Essas criações compõem os calendários das entidades, que são distribuídos a associados e cooperados. O projeto incentiva famílias e educadores a discutirem temas de relevância social, como sustentabilidade, diversidade, organização de classe, etc.

Outra importante ação é o apoio à Coplana para a realização da corrida “Pegada Sustentável”, um evento que, há sete anos, estimula a prática de exercícios físicos entre colaboradores e sociedade, visando à saúde e o bem-estar. A realização também arrecada alimentos para doação a entidades assistenciais do município de Guariba. A Socicana entende ainda que sua contribuição com a sociedade vai muito além da promoção da saúde e cultura, englobando todos os pilares do desenvolvimento sustentável, como questões ambientais, sociais e econômicas. Esses fatores estão alinhados com a sustentabilidade no campo, com programa próprio de desenvolvimento sustentável (Top Cana) ou com a busca de certificações internacionais (Bonsucro e RSB). Os programas, além de desenvolver todo o trabalho técnico e gerencial, visam à melhoria contínua das condições de trabalho dos colaboradores rurais, trazendo assim maior reconhecimento e segurança para o produtor.

Responsável por inúmeras conquistas para o setor, a Socicana marca sua história pelo seu compromisso com as lavouras e com as pessoas. Em um trabalho dedicado, gera impactos positivos em todas as etapas da produção, ao mesmo tempo em que leva benefícios a toda a sociedade.