Como a meiosi pode contribuir com seus resultados?
A técnica de plantio em meiosi (Método Interrotacional Ocorrendo Simultaneamente) vem ampliando seu espaço na cultura de cana-de-açúcar nos últimos anos. Como vantagens principais são apontadas a redução nos custos da reforma e a facilidade de logística.
A técnica consiste no plantio de linhas-mães de cana, intercaladas com outra cultura, uma leguminosa como amendoim ou soja. Essas linhas serão o viveiro de mudas para a implantação do novo canavial. Além disso, usando MPBs, Mudas Pré-Brotadas, há o benefício adicional de um melhor material genético e com maior sanidade.
O uso do amendoim e da soja como culturas intercalares deve-se à maior fixação biológica de nitrogênio no solo e ao valor agregado dos grãos. Outra cultura também utilizada é a crotalária, destinada à adubação verde.
Na meiosi, a quantidade de linhas-mães depende da área a ser implantada. Para cada hectare de linha-mãe formam-se outros 14 hectares de desdobra. Já a distância entre essas linhas deve ser de 15 metros, para permitir o desenvolvimento adequado do amendoim ou da soja. Na linha, quando o produtor usa MPB, uma muda de cana deve ficar a 60 cm de distância da outra.
Técnica não é nova, mas agora a tecnologia facilita seu uso
Essa técnica foi proposta pelo Prof. Dr. José Emílio Teles de Barcelos, na década de 1980. Ficou em desuso por vários anos, pela dificuldade em realizar o plantio nas linhas com precisão. Mais recentemente, com a disseminação da tecnologia de posicionamento, GPS, a meiosi passou a ser viável.
Depois de uma média de quatro meses do plantio, é feita a colheita da cultura intercalar. Dessa forma, a área fica pronta para a execução da desdobra. A cana é colhida, e as mudas são distribuídas bem ao lado das linhas-mães, sem a necessidade de transporte para outras áreas, o que evita custos em logística e mão de obra.
Outra vantagem é a redução do volume de mudas, na comparação com o plantio convencional, visto que as mudas não sofrem os danos que são comuns durante o transporte.
A meiosi, portanto, é um sistema de produção em que o viveiro acaba sendo formado dentro da própria área onde vai ocorrer o plantio, e com isso há mais agilidade na operação e maior qualidade do material utilizado, consequentemente, levando a um benefício econômico para o produtor.
“A estrutura operacional é reduzida, no caso de transbordos, carregadeiras e tratores. Há também menor compactação do solo, redução de pragas e plantas daninhas e melhora significativa nos aspectos físico, químico e microbiológico do solo. Além da renda extra com as culturas intercalares”, afirma Ronaldo Caporusso, agrônomo da Socicana.
Aproveite o momento para planejar adequadamente a reforma. Converse com a Equipe Técnica da Socicana. Fone (16) 3251-9275.