Análise da matéria-prima é ferramenta imprescindível para dizer se a cana está no ponto ideal de colheita, quando o produtor obtém o maior retorno na usina.
A amostragem deve ser feita com um mês de antecedência em relação à colheita, e para qualquer esclarecimento sobre a amostras, o produtor pode acionar a equipe da Socicana para orientações.
Como é feita a análise de maturação e para que serve?
A concentração de açúcar, parâmetro que indica a maturação, é um processo fisiológico e, por isso, depende da interação de diversos fatores. Entre eles, a variedade, o clima e o solo. Por isso também, a análise do laboratório é tão importante. Ela traz informações que não conseguiríamos juntar somente com a observação do canavial.
Diferentes análises para diferentes objetivos
É preciso destacar ainda que a pré-análise é usada para direcionar o planejamento da colheita. Seus resultados não devem ser comparados com os obtidos diretamente nas cargas dos veículos, pois existem diferenças marcantes nos procedimentos de amostragem e na própria apresentação das amostras.
Como coletar as amostras?
- Entre no mínimo 2 metros no talhão e retire 10 a 12 canas de um mesmo ponto.
- Escolha outros 4 pontos no talhão e repita esse mesmo processo.
- Dê uma distância de 5 metros, em média, de um ponto de coleta a outro.
- Separe as amostras e entregue no Laboratório da Socicana. A equipe está pronta para orientações e acompanhamento.
No sistema de pagamento pelo teor de sacarose, há necessidade de o produtor conciliar alta produtividade agrícola com elevado teor de sacarose na época da colheita, como forma de alcançar os resultados que deseja.
Mais informações, ligue para o Laboratório Socicana (16) 99790-4883