Faça suas contas e aproveite os benefícios do etanol
Existe um consenso na opinião pública de que a paridade entre o etanol e a gasolina estaria em 70%, ou seja, o preço do etanol deveria alcançar até no máximo 70% do preço da gasolina para haver uma equiparação no rendimento dos dois combustíveis e, portanto, no custo do abastecimento.
Porém, este conceito é baseado em avaliações dos primeiros carros flex, lançados no início dos anos 2000, que tinham uma mecânica muito diferente dos carros atuais. Os cálculos feitos há cerca de 20 anos não correspondem mais à realidade e devem ser refeitos.
Segundo o Instituto Mauá de Tecnologia, esta relação leva em conta o poder calorífico do etanol em relação à gasolina. Porém, outras características devem ser analisadas. “A maioria dos motoristas faz a conta considerando o preço somente na hora do abastecimento, quando, na verdade, também deveria avaliar a autonomia do veículo com os dois tipos de combustível”, afirma o professor Renato Romio, em artigo publicado pelo instituto.
A evolução tecnológica permitiu melhor aproveitamento do etanol. Além disso, as variações de desempenho ocorrem até mesmo devido ao modelo do veículo e estilo adotado pelo motorista ao volante. É importante que o usuário faça sua própria aferição. Para isso, deve abastecer com cada combustível e checar a autonomia separadamente. Dessa forma, chegará ao seu valor de referência, que pode ser, inclusive, mais de 85% para alguns modelos.
Independentemente dos critérios, não devemos olhar somente para o preço, e é certo que a vantagem é sempre muito maior quando o motorista abastece com etanol.
Benefícios do uso do etanol em relação a gasolina
O etanol é um combustível sustentável. Diferente da gasolina, sua produção tem como base a preservação dos recursos naturais. Na produção de cana-de-açúcar há um sequestro de carbono da atmosfera, e o etanol pode emitir até 90% menos gases causadores do efeito estufa em seu processo.
Já no caso da gasolina, combustível fóssil, o carbono que estava em camadas mais profundas é liberado para a atmosfera, e isso contribui para o aquecimento global.
Se o assunto for a saúde pública, a queima da gasolina libera diversos compostos prejudiciais, que são reduzidos no etanol.
Outro aspecto é o crescimento econômico. A produção de etanol, desde sua base nas lavouras de cana, gera empregos e desenvolvimento, com uma distribuição de recursos que beneficiam as cidades e regiões que atuam no setor.
O Brasil também está à frente da maioria dos países, com o uso de recursos que qualificam uma matriz energética limpa, em boa parte com a contribuição do etanol.