Notícias

Cuidados durante o preparo da calda e aplicação de agroquímicos

untitled-1

O preparo da calda exige muito cuidado, pois é o momento em que o trabalhador manuseia o produto concentrado. Para o preparo, os pontos fixos na lavoura, como nos aeroportos rurais, devem possuir piso impermeabilizado em declive, lombada e cobertura, o que minimiza riscos de contaminação das pessoas, do solo e do meio ambiente.

A calda deve ser preparada de acordo as recomendações específicas de cada produto (vide bula). Entretanto, de uma forma geral, realiza-se a adição direta do produto no tanque de pulverização ou através de pré-diluição. Nesse último caso, dissolve-se o produto em pequena quantidade de água, agitando-o até a completa homogeneização da suspensão. A seguir, despeja-se a suspensão no tanque de pulverização, que deve conter dois terços do volume de água a ser utilizada. Após esta etapa, completa-se o volume total de água do tanque. Durante o processo, alguns cuidados são fundamentais:

a) Uso de equipamentos de proteção individual (EPIs);

b) Preparo da calda em local sombreado, aberto e que apresente boa ventilação;

c) Atenção às instruções presentes nos rótulos do produto;

d) Atenção aos riscos por contato: evitar inalação, respingo e contato com os produtos, não desentupir bicos ou orifícios com a boca, assim como – não beber, comer ou fumar durante o manuseio e a aplicação dos produtos;

e) Evite pulverizar nas horas mais quentes do dia, contra o vento e em dias de vento forte e chuvosos;

f) A embalagem deve ser aberta com cuidado para evitar derramamento do produto;

g) Utilize balanças, copos graduados, baldes e funis específicos para o preparo da calda (nunca utilize esses mesmos equipamentos para outras atividades);

h) Faça a lavagem da embalagem vazia logo após seu esvaziamento, longe de locais que possam ser contaminados e causem riscos à saúde das pessoas;

i) Após o preparo da calda, lave os utensílios e seque-o ao sol;

j) Use apenas agitador do pulverizador para misturar a calda;

k) Verifique o pH da água de pulverização e corrija-o, caso necessário, seguindo as instruções do fabricante do agrotóxico que será aplicado;

l) Verifique se todas as embalagens usadas estão fechadas e guarde-as no depósito.

É vedada a manipulação de quaisquer agroquímicos e produtos afins por menores de 18 (dezoito) anos, maiores de 60 (sessenta) anos, por gestantes e analfabetos. O empregado alocado na aplicação de agroquímicos terá que passar por treinamento específico de no mínimo 20 horas.

O uso de uma pressão adequada ao objetivo a que se destina a pulverização é fundamental na obtenção de uma distribuição uniforme do produto sobre a planta. O tamanho das gotas diminui com o aumento da pressão. Portanto, pressão excessiva na bomba causa deriva e perda da calda de pulverização. Fonte: Embrapa.

Evite desperdício de defensivos, reduza impactos ambientais e melhore o resultado da aplicação.
Agende uma visita do Técnico da Socicana para o serviço Apliquecerto – telefone (16) 3251-9275.

Cadastre-se e receba novidades

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação.
Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade e LGPD.