Notícias

Contra incêndios: Aceiros


As chuvas do último verão contribuíram para o desenvolvimento de capins invasores, e, caso não sejam erradicados, neste período de seca irão tornar-se material farto para propagação do fogo.

Para prevenir incêndios em áreas rurais é necessária a eliminação ou redução das fontes de propagação do fogo. No campo, é imprescindível controlar a quantidade de material que pode servir como um combustível. Assim, a principal técnica preventiva para evitar a propagação de incêndio é a manutenção dos aceiros.

O que são aceiros?

Aceiros são faixas livres de resíduos, palha e qualquer tipo de capim ao longo de divisas, de cercas e de áreas de vegetação nativa. A vegetação deve ser completamente removida da superfície do solo, com a finalidade de prevenir a passagem ou a propagação do fogo.

 

Qual deve ser a medida de um aceiro?

O Decreto 47.700/2003 recomenda as seguintes medidas: a) 10 metros nas divisas com Unidades de Conservação; b) 6 metros nas divisas com APPs (Áreas de Preservação Permanente) e Reserva Legal; c) 3 metros nas demais áreas.

 

Carreadores são considerados aceiros?

Sim, carreadores são aceiros, desde que estejam dentro das medidas mínimas acima informadas.

 

Basta construir aceiros para evitar incêndios?

Não basta. Os aceiros só são eficientes quando existe a manutenção efetiva com a eliminação de material combustível. É necessário retirar a palha da cana após colheita, retirar o capim e eliminar qualquer depósito de resíduos e entulho.

 

Quando deve ser feita a manutenção dos aceiros?

A manutenção deve ser periódica. Faça agendamentos com seus colaboradores para a checagem de todos os aceiros da propriedade periodicamente. Também é de extrema importância manter os aceiros nivelados, especialmente depois de chuvas e depois da colheita. Dessa forma, evita-se o acúmulo de material combustível de qualquer espécie.

 

Além dos aceiros existem outras medidas de prevenção contra incêndios?

Sim, observe as seguintes orientações: a) Associe-se a produtores vizinhos, a fim de formar brigadas de incêndio composta por pessoas capacitadas para o combate e para o uso de equipamentos contra incêndios; b) Conscientize os colaboradores sobre a importância de se manterem alertas quanto a focos de incêndios próximos à propriedade. Se possível, também devem ajudar a apagar o fogo; c) Mantenha tanque de água próximo ao local da colheita; d) Oriente os colaboradores para que atentem à presença de pessoas estranhas nas imediações; e) Informe-se com as Usinas sobre as formas de prevenção e ações para minimizar os efeitos dos incêndios; f) Organize a colheita de modo a evitar blocos concentrados que permitam a propagação do fogo.

 

Se mesmo praticando as medidas preventivas, ocorrer incêndio em sua propriedade, o que fazer? 

Comunique imediatamente a Usina, os vizinhos e o Corpo de Bombeiros para apagar o fogo e minimizar os impactos e a propagação do incêndio.

Entre em contato imediato com o Jurídico da Socicana, pelo telefone (16) 3251-9250, a fim de receber orientação quanto às providências a serem tomadas.

Lembre-se: aceiros construídos corretamente e com a manutenção adequada serão considerados positivamente, e, em caso de incêndio, poderão evitar lavratura de auto de infração e consequentemente aplicação de pesadas multas.



Cadastre-se e receba novidades

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação.
Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade e LGPD.