A Biometria de TCH (Toneladas de Cana por Hectare ou Toneladas de Colmo por Hectare) é uma ferramenta que mede a produtividade do canavial, seja em uma pequena parcela, por talhão, ou a produtividade média de toda a unidade, região ou país.
A Biometria é realizada através de coleta, separação de partes e pesagem de amostras de
cana-de-açúcar. Deve ser feita com um espaçamento determinado, e a partir desse processo, o resultado é extrapolado para as outras áreas. Com a Biometria, é possível identificar talhões que estejam alcançando as expectativas e aqueles que estejam abaixo da média. Portanto, é uma ferramenta valiosa, que oferece um norte para a tomada de decisão, como um GPS que orienta sobre o melhor caminho a seguir.
A Socicana realiza a Biometria de TCH sem custos para o associado regularizado. A solicitação do serviço é prática e rápida, como informa Ronaldo Caporusso, engenheiro agrônomo do departamento Técnico da Associação. “Com este resultado referente a uma parte do canavial, faço o cálculo para estimar a produtividade de toda a área. Com a Biometria de TCH, podemos saber qual talhão realmente precisa de uma atenção maior em relação à reforma. A equipe técnica da Socicana está pronta para orientar os produtores e seus colaboradores no uso desta ferramenta. Basta entrar em contato”, afirma.
Quando ocorre a redução de TCH?
Para evitar perdas na produtividade e, consequentemente, a diminuição de TCH, o produtor deve ficar atento a vários fatores que interferem diretamente no resultado. Por exemplo: condições climáticas desfavoráveis, falta de informações sobre o ambiente de produção e falta de complementação nutricional. Essas situações deixam o canavial suscetível a infestações de pragas e incidência de doenças.
Para evitar esses e outros problemas, é importante realizar o controle no dia a dia, além do manejo adequado do solo e uso de tecnologias que contribuem com o desenvolvimento da lavoura.
Tecnologias que melhoram a Biometria de TCH
- Qualiplant: serviço que avalia a qualidade do plantio com parâmetros bem definidos e promove orientações. A avaliação é feita pelos técnicos da Associação diretamente na lavoura.
- Avaliação de Perdas na Colheita: serviço que evita desperdício de matéria-prima provocado, entre outros aspectos, pela falta de regulagem do maquinário.
- MIP Cana: Manejo Integrado de Pragas, serviço para a identificação das principais pragas e seu nível de infestação. Com o MIP, é possível saber o momento correto para agir, combinando a aplicação de defensivos químicos com biológicos.
Para fazer a Biometria de TCH, entre em contato com nossos técnicos: (16) 3251-9275.