Notícias

Aplique Certo

Adoção de boas práticas melhoram resultados

A tecnologia de pulverização para o controle de pragas, doenças e plantas daninhas é ferramenta estratégica para a qualidade da matéria-prima e produtividade na lavoura. 

O manejo fitossanitário envolve recomendação técnica, uso exclusivo de produtos regularizados, assim como a observação das condições climáticas, conforme explica o Prof. Dr. Marcelo da Costa Ferreira, do Núcleo de Estudo e Desenvolvimento em Tecnologia de Aplicação – NEDTA. “Um dos principais desafios é garantir que os produtos sejam direcionados apenas para os alvos desejados, sem atingir o ambiente circundante, o solo ou a água. Isso envolve o uso de técnicas que assegurem a aplicação precisa, como o controle do tamanho das gotas, a preparação adequada da solução, a aplicação correta e a segurança tanto para quem aplica quanto para o ambiente”, afirmou o docente.

A escolha do equipamento deve ser baseada na necessidade de cada produtor, levando em consideração o tamanho da propriedade e nível de tecnologia empregada. Atenção também ao bico de pulverização, disponível em vários modelos no mercado, cada um para uma finalidade. Em geral, alvos mais difíceis, como pragas escondidas ou pequenas, requerem gotas menores. Alvos mais fáceis, como plantas daninhas adultas, podem ser tratados com gotas maiores. Lembrando que é essencial utilizar a pressão correta. O uso do bico certo, mas com a pressão errada, leva a um resultado inferior. 

Um fator que deve ser observado para evitar incidentes, é o treinamento das pessoas que trabalham diretamente com os produtos químicos concentrados. A capacitação irá oferecer as diretrizes para a segurança do trabalhador. Além disso, os rótulos dos produtos indicam o nível de toxicidade. E o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é indispensável. Luvas, avental, botas de borracha, calça e jaleco impermeáveis, máscara e touca evitam o contato do operador com o produto.

“É fundamental que as pessoas que manuseiam esses produtos estejam cientes da importância de seguir as orientações e procedimentos para evitar acidentes. A atenção às boas práticas de segurança é necessária para garantir a proteção do operador, não apenas contra os riscos inerentes aos produtos, mas também contra a exposição a esses riscos”, alertou o professor Marcelo. 

O serviço Aplique Certo, oferecido pela Socicana em parceria com a Coplana, fornece orientações para otimizar o uso dos agroquímicos, promovendo preservação ambiental, aproveitamento dos produtos e segurança ao trabalhador. O serviço incentiva a adoção de tecnologias de aplicação mais eficientes, resultando em melhor desempenho e redução de custos para os produtores. 

Para o produtor Adalberto Antônio D’Aguano, de Santa Ernestina, a visita técnica é essencial sempre que ele precisa realizar a pulverização em sua propriedade. “A visita técnica ajudou no uso adequado de produtos correspondentes à área aplicada, reduzindo os custos, evitando desperdícios, principalmente no controle de mato. Também foram importantes a regulagem e a calibração dos equipamentos, como a bomba, além da troca de bicos. As orientações foram muito úteis para enfrentarmos os desafios do dia a dia, como chuva e vento”, destacou o produtor.

Converse com nossos técnicos para explorar ao máximo o potencial dos produtos e das tecnologias existentes. Ligue: (16) 3251-9275

Cadastre-se e receba novidades

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação.
Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade e LGPD.