O programa Top Cana promove a melhoria contínua e a sustentabilidade da produção, identificando pontos fortes e fracos da propriedade para desenvolver um plano de aprimoramento com assistência técnica socioambiental e serviços gratuitos.
Técnicos realizam monitoramento periódico em campo, avaliando 191 critérios baseados na legislação e certificações (Bonsucro, SAI e Normas Regulamentadores), organizados em cinco pilares: gestão, meio ambiente, trabalho, boas práticas e infraestrutura.
Os esforços da Associação e dos produtores resultaram, em 2015, na certificação Bonsucro para três condomínios agrícolas: Murilo Morelli, Paulo Rodrigues e Roberto Cestari, que foram reconhecidos pela gestão ambiental, social, econômica e técnica.
A Bonsucro, organização global sem fins lucrativos sediada em Londres, promove a sustentabilidade da produção de cana-de-açúcar. A certificação exige o cumprimento de 11 princípios, 26 critérios e 79 indicadores.
A Socicana obteve 97% de alcance, maior índice do Brasil, superando até mesmo as usinas certificadas, que alcançam entre 80% e 85%.
Primeira Certificação de MPB
Em 2019, o condomínio Renato Trevizoli e outros tornou-se o primeiro do mundo a produzir MPB (Mudas Pré-Brotadas) certificadas com o selo Bonsucro, consolidando a aplicação de novas tecnologias.
Primeira Associação a vender créditos de carbono
Em 2020, a Socicana continuou com seu processo de inovação ao realizar a primeira venda digital de créditos de cana certificada para uma empresa internacional. A operação ocorreu através da plataforma da Bonsucro, e a Associação foi a primeira no mundo a concretizar essa modalidade de comercialização.