Notícias

Socicana participa do lançamento da 9ª Campanha de Conscientização, Prevenção e Combate aos Incêndios

A Socicana, como parceira da iniciativa, esteve presente no lançamento da 9ª Campanha de Combate a Incêndios, promoção da ABAG/RP, Usinas e Produtores Rurais. A iniciativa foi lançada no dia 29 de maio, em Ribeirão Preto, e segue com o propósito de promover conscientização.

O professor da Universidade Federal do Paraná, Dr. Ronaldo Viana Soares, ressaltou a importância do fogo útil, como ocorre no cerrado brasileiro. “O melhor a ser feito é evitar o incêndio e a sua propagação, cuidando dos aceiros e utilizando tecnologia. Devemos aproveitar, porém, os benefícios do fogo através do manejo integrado e evitar grandes incêndios,” afirmou.

O Major Bombeiro Jean Gomes compartilhou sua experiência na Estação Ecológica Jataí, em Luiz Antônio-SP. A reserva é a maior área de cerrado no estado de São Paulo e enfrentou incêndios devastadores em 2020 e 2021, com uma área queimada equivalente a 5,3 mil campos de futebol. “Nós temos que pensar no tripé: meteorologia, topografia e combustível. Sem isso, ninguém consegue ter o controle e a previsibilidade de um incêndio. Para o controle do incêndio, precisa conhecer o comportamento do fogo, que é ditado por esses três componentes. Quando a gente fala do combustível, é tudo aquilo que pode ser queimado, desde a gramínea até uma vegetação que já foi cortada, e o material foi depositado sobre o solo”, alertou.

Uma iniciativa diferente na região tem dado também bons resultados. Dr. Flávio Okamoto, promotor de justiça, trouxe sua experiência na Promotoria do Meio Ambiente de São Carlos-SP, onde foi instaurado o Procedimento Administrativo de Acompanhamento (PAA). “Em cima do Plano anual de Trabalho da Operação Corta-Fogo Estadual, criei um plano anual de trabalho municipal nos mesmos moldes, adaptando à realidade do trabalho local”, afirmou.

Já Mônika Bergamaschi, presidente da ABAG/SP, falou sobre os parceiros, que multiplicam a iniciativa em diferentes regiões do estado. Também destacou o engajamento da Polícia Militar Ambiental, da Promotoria Pública e do Corpo de Bombeiros. “É claro que o incêndio não é simplesmente uma questão de divulgação ou conscientização, mas sabemos que a maior parte dele é causada por omissão ou ação humana. Nossa responsabilidade é prevenir, conscientizar, educar e engajar o maior número possível de pessoas. É importante nos envolvermos na prevenção e, se necessário, no combate aos incêndios, ajudando uns aos outros, de preferência com o apoio dos órgãos oficiais ao nosso lado. Assim, poderemos aprimorar a legislação e testar abordagens diferentes para reduzir a incidência de incêndios indesejados”, concluiu.

Neste ano, a campanha teve ainda a participação do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) como novo parceiro, e a contratação da Clima Tempo, agora com abrangência nacional, para a produção dos mapas. Com isso, é possível uma análise mais precisa das áreas e regiões com maior risco de ocorrência e propagação de incêndios, levando em consideração a previsão de chuvas, a umidade relativa do ar e outras variáveis.

Cadastre-se e receba novidades

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação.
Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade e LGPD.