A ABAG/RP, Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto, está com tudo pronto para iniciar mais uma edição de seu Programa Educacional. Será o 17º ano do “Agronegócio na Escola”, que é desenvolvido pela Associação em parceria com os municípios.
A equipe da ABAG/RP está visitando os prefeitos e secretários, recentemente empossados, para que conheçam melhor a iniciativa, que tem por objetivo valorizar a região, a educação e o agronegócio.
O diferencial do Programa é a formatação da capacitação dos educadores. As palestras e visitas monitoradas a agroindústrias, fazendas, cooperativas, instituições de pesquisa e universidades contribuem para solidificar a base do conhecimento sobre o setor.
Ao longo dos 16 anos do programa, a Socicana vem apoiando todas as iniciativas, incluindo a difusão de conhecimento sobre a organização da cadeia produtiva e relações com a sociedade. Faz parte da missão da Socicana a sustentabilidade da produção. Dessa forma, a Associação também está preocupada com a percepção que a comunidade sobre o sistema produtivo.
Parte desta percepção começa nas escolas e, assim, a Socicana atua para que as informações transmitidas aos alunos da região sejam fiéis à realidade, contribuindo para reduzir preconceitos ou mensagens equivocadas sobre o produtor rural e seus desafios.
Sobre as supostas diferenças entre pequenos e grandes produtores, Marcos Sawaya Jank , especialista em questões globais do agronegócio, afirma: “O agronegócio nasce no melhoramento genético de plantas e animais e termina no consumo dos produtos finais: alimentos, bebidas, roupas, produtos da celulose e da borracha, etc. Nesse contexto, a integração às cadeias do agronegócio tornou-se uma condição de sobrevivência para os produtores agropecuários, sejam eles grandes ou pequenos, corporações ou famílias, proprietários ou assentados… Portanto, não é a escala que determina quem vai sobreviver, mas sim a integração e a eficiência.”
Dessa forma, a Socicana contribui, com dedicação, para levar à sociedade, o real papel do agronegócio para o desenvolvimento econômico do país.
Para participar do Programa “Agronegócio na Escola”, os interessados devem se manifestar formalmente, pelas secretarias municipais ou diretorias de ensino até o dia 24 de fevereiro. O Programa está aberto para alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Contatos: (16) 3623-2326 e abagrp2@abgrp.org.br