Notícias

Segurança na frente de trabalho

Uma atitude que deve ser encarada como um valor

seguranca

 

A Raízen e a Socicana promoveram, no final de maio, uma palestra sobre “Boas práticas na colheita mecanizada”, levando em consideração as operações e a segurança do fornecedor e dos trabalhadores.

O presidente da Socicana, Bruno Rangel Geraldo Martins, destacou a relevância do tema e lembrou que  a Socicana oferece o serviço de “Avaliação de Perdas na Colheita”, que deve ser solicitado pelo produtor assim que programar a safra. Reforçou que o monitoramento é feito de maneira alinhada com as usinas para o melhor resultado ao produtor. “O custo da implantação e manutenção de um canavial é muito alto. E quanto maior a longevidade da soqueira, maior a diluição dos custos e maior a rentabilidade.”

Os Técnicos e Engenheiros da Raízen focaram a palestra no aspecto da segurança nas frentes de trabalho, ressaltando este como um valor para a empresa, presente no dia a dia.

Orientações ao produtor

  • A segurança deve ser prioridade na lavoura para evitar riscos de acidentes. Acidentes significam prejuízos para o trabalhador e seus familiares, com afastamentos, traumas e as dificuldades físicas e emocionais inerentes. E também prejuízos operacionais e financeiros para o produtor, provenientes, inclusive, de indenizações.
  • Os custos para a implantação e manutenção do canavial e os altos investimentos em maquinários acabam perdendo parte de seu valor se as condições de segurança não são observadas.
  • Cada atividade oferece um tipo de risco diferente, exigindo um conjunto de EPIs – Equipamentos de Proteção Individual – diferente. Os EPIs são imprescindíveis para todos os operadores que trabalham no campo e também para o produtor rural e outros colaboradores, que se dirigem às frentes de trabalho.
  • O produtor também deve manter a Ficha de EPIs em seu poder, comprovando que o colaborador recebeu o equipamento. É importante ainda fiscalizar o uso e a conservação dos EPIs.
  • Além de fornecer EPIs, é fundamental promover treinamentos e documentar todo o processo. Isso, porque os acidentes são evitados também quando existe uma conduta adequada e segura do operador, consciente dos riscos próprios da atividade.

Não dá pra remediar

Como os detalhes relacionados à segurança no campo são muitos, envolvendo as operações, condutas adequadas, treinamentos e EPIs, a orientação principal é que o produtor procure pela equipe da Socicana. A Associação auxilia na implantação dos programas obrigatórios por lei: PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais e PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.

As operações no campo não permitem improvisos. Converse com nossos técnicos. Fone: (16) 3251-9270.

Cadastre-se e receba novidades

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação.
Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade e LGPD.