Notícias

Projeto para uso de biochar é selecionado pelo Bonsucro Impact Fund


Socicana, São Martinho, Coplana, Sicoob PRO e Proforest se unem para proposta inovadora, visando a sustentabilidade no campo

Transformar resíduos agrícolas em solos mais saudáveis, produtivos e resilientes. Esse é o objetivo do projeto liderado pela Socicana em parceria com a São Martinho, Coplana, Sicoob PRO e Proforest, que foi selecionado pelo Bonsucro Impact Fund. A iniciativa busca testar o uso do biochar na cana-de-açúcar como prática da agricultura regenerativa.

O biochar é um tipo de biocarvão produzido a partir de materiais de origem vegetal. Para isso, é utilizado o sistema de pirólise (processo controlado de aquecimento com pouco ou nenhum oxigênio). Entre seus benefícios para a agricultura estão melhoria da estrutura do solo, aumento da capacidade de retenção de água e estoque de carbono, estabilidade no solo e aumento da eficiência no uso de fertilizantes.  A iniciativa da Socicana visa validar o uso do biochar como prática regenerativa na produção de cana-de-açúcar. Entre as metas estão:

  • testar sua produção na propriedade a um baixo custo;
  • avaliar seu impacto na fertilidade do solo;
  • testar diferentes matérias-primas;
  • verificar os impactos nos indicadores da agricultura regenerativa;
  • compartilhar o conhecimento técnico adquirido.

“A proposta é testar e verificar os impactos que o uso de biochar pode trazer para a cana-de-açúcar, passando por ganhos de produtividade, melhoria na saúde do solo e redução das emissões de gases de efeito estufa. Vamos avaliar a viabilidade técnica e econômica do uso em escala comercial para os diferentes perfis de produtores. Acreditamos que esta técnica e produto tenham potencial de gerar resultados econômicos e ambientais.  Serão testadas diferentes matérias-primas, como casca de amendoim, bagaço e palha de cana. Queremos, ao final, trazer dados e informações técnicas e científicas sobre esta prática aplicada à cana-de-açúcar e, assim, desmistificar o tema”, destacou Rafael Bordonal Kalaki, superintendente da Socicana.

A participação da Cooperativa no projeto tem como um dos pilares o suporte ao produtor diretamente no campo, fortalecendo sua integração. “Nosso papel será ajudar na validação do produto e no posicionamento técnico para os produtores, principalmente em relação às recomendações para culturas como a cana-de-açúcar. Vamos auxiliar na fase de desenvolvimento do produto: como fazer o biochar, quais substratos utilizar, quais matérias-primas são ideais. Nossa função será fundamental quando tivermos um produto pronto para validar em campo e definir recomendações claras”, afirmou Eduardo Maniezo Rodriguez, gerente do departamento Agronômico da Coplana.

O projeto será conduzido em áreas de produção da São Martinho, devido à alta disponibilidade de biomassa para a produção do biochar.

“A São Martinho é parceira da Socicana desde a elaboração dos protocolos de P&D (pesquisa e desenvolvimento) até os ensaios agronômicos em campo, avaliando os impactos do biocarvão no ambiente e na cultura da cana-de-açúcar. A São Martinho pretende, a partir dos resultados obtidos nos ensaios agronômicos, avaliar a viabilidade da replicação da prática em larga escala nas áreas produtoras”, afirmou Oscar Tribst Paulino, gerente de Sustentabilidade e do Sistema de Gestão Integrada (SGI) da São Martinho.

Como importante agente na sinergia do projeto está a Cooperativa de Crédito, que oferece suporte financeiro e estudos de viabilidade para a adoção tecnológica. “O Sicoob PRO tem papel fundamental ao incentivar práticas sustentáveis com crédito direcionado e orientação financeira. Com esse projeto, reforçamos nosso posicionamento como agente de fomento sustentável, atendendo às demandas crescentes por responsabilidade socioambiental. Também seremos os responsáveis pelas análises de viabilidade financeira dessa tecnologia”, destacou Fulvia Corrêa de Paula, Gerente Regional de Agronegócios do Sicoob PRO.

Já o parceiro Proforest agrega expertise técnica sobre agricultura regenerativa. Essa organização sem fins lucrativos trabalha para promover a transição para o fornecimento e a produção responsáveis de commodities agrícolas. Tem presença ativa no setor sucroenergético brasileiro, desenvolvendo projetos socioambientais com diferentes atores dentro e fora das cadeias de suprimentos.

Neste ano de 2025, serão realizadas a produção e caracterização do biochar, já que fontes diferentes também apresentam composições distintas. A aplicação em campo deve ter andamento no início de 2026, com o plantio da cana-de-açúcar tratada com biochar. A colheita dessa área experimental está prevista para ocorrer após 18 meses, com a avaliação dos primeiros resultados em 2027. O objetivo é consolidar protocolos de uso que impulsionem a agricultura regenerativa em larga escala.

Com um histórico de resultados positivos ao promover as boas práticas agrícolas, a Socicana atua continuamente com parceiros do setor, no desenvolvimento de projetos e programas voltados para a inovação com foco na sustentabilidade. “As premissas do projeto, como incremento produtivo, viabilidade econômica, melhoria do ambiente de produção e busca por novas fontes de renda estão totalmente alinhadas à missão da Socicana de promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos produtores”, concluiu Renato Machado, Gerente Técnico da Associação.

O Bonsucro Impact Fund investe em soluções sustentáveis com recursos provenientes da venda de Créditos Bonsucro. O apoio ao projeto brasileiro demonstra o reconhecimento internacional e potencial transformador da proposta. Mais uma vez, o trabalho de parceria entre as organizações do agronegócio expressa toda a sustentabilidade da produção do Brasil e torna-se referência para o mundo.

Cadastre-se e receba novidades

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação.
Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade e LGPD.