No último dia 11 de novembro, representantes da Braskem, maior petroquímica da América Latina, visitaram a Socicana e propriedades agrícolas da região. O objetivo foi conhecer melhor a capacidade produtiva de etanol, os processos e as dificuldades enfrentadas, hoje, pelos dos produtores de cana-de-açúcar.
A aproximação da Socicana com a Braskem e o interesse da indústria nos associados têm a ver com um produto que vem atraindo a atenção do mercado: o PE Verde, ou polietileno a partir do etanol de cana-de-açúcar. A empresa é a maior produtora mundial de biopolímeros e tem capacidade de produção anual de 200 mil toneladas do “plástico verde”, volume que demanda mais de 300 milhões de litros de etanol.
Portanto, o trabalho da Socicana junto à Braskem objetiva garantir oportunidades ao associado, com a sua inserção em novas técnicas, acesso a novas tecnologias, difusão do conhecimento e, consequentemente, aumento da competitividade.
A produção e comercialização tradicionais da matéria-prima, hoje, dão lugar a um modelo dinâmico, que exige articulação para o alcance de novos mercados. E este é um papel em que a Socicana tem se mantido fortemente atuante, com base em sua missão, que é promover o desenvolvimento sustentável do produtor.
A Braskem
Sediada na cidade de São Paulo, a Braskem é uma indústria brasileira, constituída em 2002, já como a maior petroquímica da América Latina. Possui unidades no Brasil e escritórios nos Estados Unidos e Argentina.
No Brasil, Estados Unidos e Alemanha possui 36 plantas industriais, que produzem, anualmente, 16 milhões de toneladas de resinas termoplásticas, segmento em que é líder nas Américas, entre outros produtos petroquímicos.

