A destinação adequada de embalagens de produtos agroquímicos é complexa por tratar-se de embalagens que acondicionam produtos tóxicos. Mesmo depois de vazias, as embalagens normalmente contêm resíduos do produto, exigindo procedimentos especiais para a destinação final.
Embalagens rígidas, que acondicionam produtos líquidos, correspondem a aproximadamente 70% das embalagens comercializadas no Brasil e devem ser tríplice lavadas ou lavadas sob pressão durante o preparo da calda para remoção dos resíduos internos. A calda resultante da tríplice lavagem deve ser utilizada no tanque de pulverização. Esta simples operação é capaz de remover 99,99% do produto, possibilitando que as embalagens fiquem com menos de 100 ppm (partes por milhão) de resíduo. O procedimento também gera economia, pois permite o total aproveitamento do produto, além de evitar contaminações das pessoas e do meio ambiente.
Como fazer a tríplice lavagem?
- Esvazie completamente a embalagem no tanque do pulverizador;
- Preencha a embalagem em 1/4 do seu volume com água limpa;
- Tampe a embalagem e agite-a por 30 segundos;
- Despeje a calda resultante no tanque do pulverizador;
- Faça esta operação 3 vezes;
- Inutilize a embalagem plástica ou metálica perfurando o fundo.
Como fazer a lavagem sob pressão?
- Este procedimento somente pode ser realizado em pulverização com acessórios adaptados para esta finalidade;
- Encaixe a embalagem vazia no local apropriado do funil instalado no pulverizador;
- Acione o jato de água para todas as paredes internas da embalagem por 30 segundos;
- Transfira a água de lavagem para o interior do tanque do pulverizador;
- Inutilize a embalagem plástica ou metálica, perfurando o fundo.
É recomendável que o agricultor devolva as embalagens vazias somente após o término da safra ou quando reunir uma quantidade de embalagens que justifique o transporte. O prazo para devolução de até 1 ano após a compra ou uso do produto. Enquanto isso, as embalagens vazias podem ser guardadas de forma organizada no mesmo depósito as embalagens cheias são armazenadas. Mais informações, com a equipe técnica da Socicana (16) 3251-9275. Fonte: Embrapa.