Abastecer com etanol faz diferença para a nossa qualidade de vida? Quando o assunto é o consumo de energia, fazer a opção por combustíveis renováveis é uma atitude que preserva o meio ambiente e contribui para a saúde da população.
O biocombustível etanol, produzido a partir da cana-de-açúcar e outras matérias-primas vegetais, está entre os combustíveis mais utilizados no perfil sustentável, e os números reafirmam os benefícios. De março de 2003, quando foi lançada a tecnologia flex, até abril de 2021, o consumo de etanol (anidro e hidratado), no Brasil, evitou a emissão de mais de 566 milhões de toneladas de CO² na atmosfera, segundo dados da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).
Ainda há um grande espaço para o uso de energia renovável no país, mas a nossa matriz energética, em termos de sustentabilidade, já dá exemplo para o mundo. E é o etanol que contribui de forma significativa para garantir a mobilidade, ao mesmo tempo em que reduz o índice de poluição comparativamente à gasolina.
Combustível fóssil
Os combustíveis fósseis, como petróleo, gás natural e carvão mineral ainda são utilizados em larga escala em todo o mundo e são considerados vilões em termos de poluição.
Segundo um estudo publicado em 2021 na revista Communications Chemistry, componentes químicos presentes nos combustíveis fósseis, como é o caso da gasolina, contribuem com a poluição do ar mesmo quando não estão em combustão, isto é, mesmo quando o motor está desligado.
Uma outra grande vantagem do etanol é o movimento de toda a economia, a geração de empregos e renda, não só nas regiões de produção, mas nos diversos elos da cadeia produtiva, que vai de insumos a máquinas, tecnologias e serviços. Muito provavelmente, você ou alguém de seu convívio trabalha em algum setor ligado ao sistema produtivo da cana-de-açúcar e ao etanol. Então, este é mais um excelente motivo para defenderemos um produto genuinamente nosso, com reflexos para a riqueza das nossas cidades e de nosso país. Ao parar o carro no posto, “vai de etanol”!