Receba as novidades do setor

Seu nome

Seu e-mail

Concurso Calendário 2016

Evento de premiação reúne toda a família para a entrega dos prêmios

concurso-01

A premiação do Concurso Calendário 2016 ocorreu no dia 16/12, em Jaboticabal, com a presença dos vencedores, pais, tios, avós, irmãos, amigos, enfim: família reunida e ansiosa para conhecer as frases e desenhos escolhidos.

O objetivo das três entidades realizadoras, Coplana, Socicana e Sicoob Coopecredi, é promover uma aproximação com o público infantojuvenil e discutir temas de interesse social, como cooperativismo, associativismo, sistema produtivo, cidadania e sustentabilidade. E o tema da 12ª edição foi exatamente “Inovação para sustentabilidade”, que propôs a indicação de formas para a construção de uma sociedade mais comprometida com o assunto.

A escolha dos trabalhos foi feita por uma Comissão Julgadora composta por profissionais que atuam junto às entidades e por professoras da Rede Municipal de Ensino. Como integrantes das entidades: Alessandra C. Basilio da Silva, Bruna Trevizan de Araujo Monteiro, Juliana Chamisso Arengheri, Liliane Aparecida Vicentin Thomazele, Pedro Antonio Sgarbosa, Regiane Alves e Renata Ragazzi dos Santos. Além de Renata Cristina Venturin de Miguel e Carlos Eduardo Mucci, que acompanharam os trabalhos. Como membros da Rede Municipal de Ensino: Andréa Morato Faria – Professora de Língua Portuguesa da EMEB Gino Bellodi e Rosana Maria Sgarbosa Gomes – Coordenadora de Ensino da EMEB Andrea Godoi Wik Delfino.

Os desenhos e frases foram bem elaborados, e foram escolhidos aqueles que melhor atenderam ao tema com criatividade e espontaneidade. Mais uma vez, ficou claro o interesse das crianças e jovens em se manifestar e apresentar soluções para questões importantes.

Entre os desenhos e frases, os participantes chamaram a atenção dos políticos e dos cidadãos em geral para a responsabilidade de todos com a sustentabilidade. Também trataram do uso inteligente de diversos recursos. Por exemplo: uso da energia solar, reúso da água da máquina de lavar e captação da água da chuva; reaproveitamento de materiais como PETs, bambu, cascas de coco, pneus usados; produção de energias limpas como a solar ou a partir da palha da cana e abastecimento do carro com energia elétrica; limpeza das águas dos rios e mares; valorização das árvores frutíferas e da fauna; uso de biodigestor; produção em horta orgânica; preservação das APPs – Áreas de Preservação Permanente e o uso da bicicleta como transporte alternativo.

Cada um dos vencedores recebeu um TABLET e uma Poupança do Sicoob Coopecredi, no valor de R$ 200,00 (duzentos reais). E durante a premiação, ouvimos diversos relatos dos pais comentando a satisfação dos filhos em participar, como tinha sido a elaboração dos desenhos e frases e o movimento que o concurso havia gerado em toda a família.

O Calendário 2016 está sendo distribuído a 4.500 associados, cooperados e parceiros das entidades realizadoras e fará parte da vida de dezenas de milhares de pessoas ao longo do ano.

Parabéns a todos os participantes e agradecimentos aos pais e demais familiares pelo incentivo aos participantes. Nós desejamos que, a cada ano, mais crianças e adolescentes participem e, independente de premiação, descubram o prazer de criar, buscar informações e discutir temas tão importantes para a vida de todos.

Vencedores Modalidade Desenho
Alber Moretto Trentin Victor
Ana Rita Borsoni
Ariston Bedin Barroso
Camila Natieli Bessi
Eloisa Tanganelli
Gabriel de Oliveira Vendite
João Ricardo Ambrosio Pimenta
João Vitor Rodrigues Ferreira
Luísa Brejão Guimarães
Vinícius Martucci Rettondin
Luiz Otavio Ramos Manzano Martins
Marcela Bellodi Canho
Venâncio Vieira Cuoghi
Vinícius Martucci Rettondin 
Vencedores Modalidade Frase
Antonio de Pauli Muniz
Brendow Willian Camelotti
Claudio André Bedim
Fernanda Oliveira de Carvalho
Giovana Monteiro Pavanelli
João Antonio Trevisan Derussi
Laís Fernanda Pavani
Murillo Henrique Borsoni
Vitória Herculano Nunes
concurso-03
concurso-02