Notícias

Ação conjunta na busca por alternativas

parceria

Untitled-1Para Bruno Rangel Geraldo Martins, presidente da Socicana, a mudança de paradigma precisa acontecer de imediato, como única forma para a manutenção das lavouras canavieiras. “Este é um programa de difusão tecnológica e que pretende fazer com que maior produtividade e melhores resultados cheguem às mãos do produtor. Se não forem feitos investimentos em tecnologia, gestão e melhoria da administração, provavelmente estes produtores vão sair do negócio. Para continuarmos na cana, precisamos desta revolução tecnológica e administrativa em nossas propriedades”, enfatiza.

O presidente da Coplana, José Antonio de Rossato Junior, fala do papel das entidades. “Por meio da capacitação dos recursos humanos e fomento à produção de mudas de qualidade, incluindo critérios para a escolha da variedade e o sistema MPB, acreditamos na instalação de canaviais com alto padrão de sanidade e produtividade. Esta iniciativa conjunta entre Coplana, Socicana e IAC cumpre a missão mútua de auxiliar o crescimento sustentável e promover o aprimoramento tecnológico do produtor.”

“Nós, da cadeia produtiva sucroenergética, já não temos muito tempo. Estamos pressionados, desde 2008, passando por uma crise, e nosso tempo é muito pequeno para conseguir reagir. Esta aproximação da Coplana e Socicana com o IAC, com certeza, vai dar uma velocidade grande à adoção de novas tecnologias”, afirma Marcos Landell, diretor do Centro de Cana do IAC, sediado em Ribeirão Preto.

Renata Morelli, gerente do Departamento de Tecnologia e Inovação da Coplana, comemora os resultados iniciais. “O Dia de Campo é parte da iniciativa +cana, lançada em março deste ano, como uma resposta ao produtor que queria uma solução para a lavoura canavieira. É surpreendente o resultado obtido em apenas oito meses. Isso é fruto do comprometimento de muitos profissionais da Coplana, Socicana, IAC e do produtor, que aceitou o desafio de contribuir para a geração deste conhecimento. Acredito que nós estamos construindo uma nova realidade para a cultura, com benefícios para todos os elos da cadeia produtiva”, conclui.

Manoel Ortolan, presidente da Orplana – Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil, e presidente da Canaoeste  – Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo, destaca o papel das entidades nos avanços para o produtor. “A diretoria da Coplana e Sociana é muito atuante e não tenho problema em dizer: ‘O que é bom se copia’. Buscamos o interesse dos produtores. E, nessas associações, eles dão exemplo. São juntos, ativos e, por isso, ocorrem avanços”, afirma.

Untitled-2

Veja mais:

Cadastre-se e receba novidades

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação.
Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade e LGPD.