Receba as novidades do setor

Seu nome

Seu e-mail

Socicana se une a parceiros do setor para lançar a Campanha Cana-de-Açúcar: a Cultura da Inovação

Evento reuniu Socicana, Solidaridad, Braskem, Raízen e Tetra Pak, em São Paulo, no início da semana

cana-de-acucar-cultura-inovacao

Fernando von Zuben – diretor de meio ambiente da Tetra Pak, João Alberto de Abreu – diretor executivo agroindustrial da Raízen, Jorge Soto – diretor de desenvolvimento sustentável da Braskem, Fatima Cardoso – gerente geral da Solidaridad no Brasil, José Guilherme Nogueira – superintendente da Socicana, Bruno Rangel Geraldo Martins – presidente da Socicana e Sérgio Murilo – assessoria do secretário de Agricultura do Estado, Arnaldo Jardim

No dia 22 de setembro, foi lançada a Campanha Cana-de-Açúcar: a Cultura da Inovação, no Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo. Fazem parte da iniciativa, a Fundação Solidaridad, a Socicana, além das empresas Raízen, Braskem e Tetra Pak.

O objetivo é promover a sustentabilidade e a inovação na cadeia produtiva da cana-de-açúcar, além da sensibilização de consumidores e formadores de opinião sobre os avanços em todo o processo produtivo.

“Esse grupo acredita na corresponsabilidade para promover a sustentabilidade e a inovação em todas as etapas da produção. A gente pode ver no campo e nos outros elos da cadeia, um grande esforço para fazer valer seus compromissos com os trabalhadores, as comunidades e com o meio ambiente”, afirma Fatima Cardoso, gerente-geral da Solidaridad no Brasil.

Bruno Rangel Geraldo Martins, presidente da Socicana, reforça que o produtor tem tido um papel fundamental no desenvolvimento sustentável, ao trabalhar o tripé econômico, social e ambiental e, também por isso, ocupa uma posição estratégica na cadeia produtiva. “Na produção de cana-de-açúcar, o grande destaque é o produtor. E hoje podemos dizer que ele tem mostrado sua competência e inovação, superando todos os seus limites”, afirma.

“Dentro de todas as mudanças que ocorreram nos últimos 25 anos, para nós, estar nesse projeto, alinhados com as estratégias das outras empresas, fortalece uma cultura de diferenciação e diversificação. O produtor, quando vê a cana que ele cuidou e trouxe para a melhor performance, chegando ao produto final, tem esse sentimento de dever cumprido”, comentou em seu discurso, o superintendente da Socicana, José Guilherme Nogueira.

Jorge Soto, diretor de desenvolvimento sustentável da Braskem, empresa que desenvolveu o plástico verde, a partir do etanol da cana, destacou os benefícios da parceria. “Ficamos muito felizes com a iniciativa e com todo o movimento que a cadeia produtiva está trazendo para o mercado, visando esclarecer à sociedade sobre seus atributos de sustentabilidade”, afirmou.

João Alberto de Abreu, diretor executivo agroindustrial da Raízen, comentou sobre a relação com o produtor. “Acho que o fornecedor de cana tem que caminhar junto com a gente, independente da fase e do momento em que cada um estiver. A Raízen está disposta a estar muito próxima do fornecedor nesse sentido. E a gente tem projetos específicos para isso. A gente tem a iniciativa Elo, que tem exatamente como objetivo trazer o fornecedor para essa jornada, para que a gente tenha conceitos e práticas equivalentes voltadas para a sustentabilidade.”

Já Fernando von Zuben, diretor de meio ambiente da Tetra Pak, destacou a necessidade dos avanços nas certificações. “Nós estamos ansiosos para que, cada vez mais, toda a cadeia de custódia de cana seja realmente certificada. Sabemos que é um processo longo, demorado. Entretanto, não tem como. Sem certificação, dificilmente conseguiremos vencer as barreiras internas pra que se aumente a composição de polímero verde nas nossas embalagens”, comenta.

A campanha Cana-de-Açúcar: a Cultura da Inovação tem inicialmente duas peças principais, um vídeo que está sendo veiculado na Globo News e um hot site, com informações sobre os parceiros e a iniciativa: www.canainovadora.com.br. Outras ações ocorrerão, em breve, nas mídias sociais.