Receba as novidades do setor

Seu nome

Seu e-mail

Socicana oferece curso de Primeiros Socorros

Uma parceria entre a Socicana e o grupo São Francisco permitiu a realização da primeira edição do curso de Primeiros Socorros, oferecido para associados, na manhã do dia 12 de julho, no auditório da Associação, em Guariba.  O curso foi ministrado pelo bombeiro Fábio Leonanjo, do Corpo de Bombeiros de Ribeirão Preto e da área de socorro do São Francisco. Participaram produtores e colaboradores de associados.

O curso incluiu parte teórica e simulação de massagem cardíaca, entre outras ações de salvamento, dentro dos tópicos de análise primária, que são resumidas pelas letras A, B, C, D e E, do inglês Airway, Breathing, Circulation, Disability e Exposure. Traduzidas e adaptadas, temos os seguintes conceitos: constatação da inconsciência e estabilização manual da coluna cervical (A), verificação da respiração (B), verificação da circulação e contenção de grandes hemorragias (C), verificação do nível de consciência (D) e exposição da vítima para tratamento de ferimentos e controle de hipotermia (E).

Temas como engasgamento, mordida ou picada de animais peçonhentos, verificação de circulação e de temperatura (hipo ou hipertemia, ou seja, temperatura baixa ou febre), contenção de hemorragias, reanimação cardiopulmonar, verificação de nível de consciência, além de fraturas e escoriações foram abordados com detalhes e despertaram muitas perguntas dos participantes.

A aprovação do curso foi unânime. Todos parabenizaram a Socicana pela iniciativa e sugeriram fazer uma nova edição. “Além de muito útil e prático, o curso de Primeiros Socorros foi muito interessante porque foi dado com uma linguagem muito fácil. Nossa equipe de trabalho está sempre longe de onde poderia ter um atendimento e, portanto, é indispensável saber o que fazer”, disse Simone Trevizoli. Ela comentou que a frase “o mal menor supera o mal maior”, dita por Leonanjo durante o curso, chamou sua atenção. “Somos cheios de tabus e temos medo de ajudar, mas muitas vezes podemos ajudar a salvar uma vida, fazendo pouco, mas agindo”, disse Simone.

Edgar Morita também gostou muito do curso e disse que foi a primeira vez que teve acesso a um conteúdo tão específico e útil. “Espero nunca precisar utilizar nada do que aprendemos, porque ninguém quer que alguém precise de primeiros socorros, mas caso precise, estamos capacitados a ajudar”, disse Morita. Cláudio Malzoni concordou. “O curso foi extremamente útil. Aprendemos muitas coisas novas e o jeito certo de socorrer”, afirmou, comentando que nunca se envolveu com uma situação na qual precisasse utilizar os primeiros socorros justamente porque investe muito em prevenção. Porém, caso seja necessário, os participantes do curso oferecido pela Socicana e São Francisco estão capacitados a ajudar.

O curso de Primeiro Socorros é fundamental para ajudar a salvar vidas e um requisito para quem quer estar alinhado com as certificações. O Treinamento de Primeiros Socorros é exigido pelo Ministério do Trabalho e Emprego, através da NR- 7. Todas as empresas, privadas ou públicas, independente do ramo de atuação, devem estar equipadas com o material necessário à prestação dos primeiros socorros, manter esse material guardado em local adequado e aos cuidados de uma pessoa treinada e certificada como socorrista.

“No nosso setor, nos embasamos também na NR 31, que recomenda que os empregadores proporcionem treinamento de primeiros socorros, em razão do uso de agroquímicos, possibilidade de acidentes com animais peçonhentos e até operação de máquinas”, explicou o superintendente da Socicana, Rafael Bordonal Kalaki, sugerindo que os associados fiquem atentos aos próximos cursos e procurem a Socicana para mais informações e para sanar qualquer dúvida.