Receba as novidades do setor

Seu nome

Seu e-mail

Socicana contrata novo superintendente

O engenheiro agrônomo Rafael Kalaki assumiu a Superintendência da Socicana
no dia 24 de maio e já definiu a pauta de ação para os próximos meses

A Socicana, Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba, tem agora um novo superintendente: o engenheiro agrônomo Rafael Bordonal Kalaki, de 31 anos, que, até então, era associado da Markestrat Consultoria, empresa em que atuou por oito anos. Há poucos dias no cargo, Kalaki já traçou uma série de ações para a Associação, entre elas a revisão do Plano Estratégico; a reavaliação do Consecana; o resgate da participação do associado e estudos sobre o RenovaBio após a definição do governo, com o objetivo de alinhar esta questão com os interesses do associado.

“Precisamos, acima de tudo, escutar nosso associado, ouvir suas ideias e colocá-las em consonância com a Associação. É necessário resgatar esta representatividade, trazer o associado para casa”, disse o novo superintendente, avaliando, no entanto, que no primeiro momento é necessário conhecer em detalhes as operações da Associação. “Preciso inteirar-me com profundidade sobre cada um dos muitos serviços oferecidos pela Socicana. O próximo passo é a construção de um novo Plano Estratégico e a atenção à inovação nos serviços”, disse.

Rafael já conhecia a Socicana e, inclusive, admirava o trabalho realizado. “A Markestrat conduziu vários programas junto à Socicana e participou da execução do primeiro Plano Estratégico da Associação, de 2013 a 2017. A Socicana, dentro das associações do setor, é uma referência em termos de inovação, de incentivo ao associado e de abertura, por parte da diretoria, para implementar novos projetos. A junção do apoio dos conselheiros experientes com o arrojo dos diretores jovens é uma receita que deu certo”, afirmou.

A entrada do agrônomo na Socicana é, segundo ele, um desafio diferenciado. “Na consultoria, eu tive uma visão muito profunda de estratégias de empresas, principalmente pensando no mundo corporativo, e também trabalhei com planejamento estratégico para associações e federações. Na Associação, as preocupações são outras: a implementação da estratégia da organização e as ações coletivas. Esta diferença será muito boa para mim, já que se trata de um novo aprendizado, que posso complementar com minha experiência de mercado”, explicou Rafael.

Currículo resumido

Nascido em Orlândia, o engenheiro agrônomo Rafael Bordonal Kalaki é formado pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) – Unesp Jaboticabal. Mestre em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP) e doutorando na mesma área e universidade. No Markestrat (Centro de Pesquisa e Projetos em Marketing e Estratégia), foi sócio e participou como consultor e pesquisador em 37 projetos públicos e privados ligados ao agronegócio para empresas brasileiras e internacionais.

É autor e co-autor de artigos científicos publicados no Brasil e no exterior, colunista de duas revista do setor e autor de 15 livros publicados no Brasil e um livro publicado na Holanda sobre análise estratégica de cadeias produtivas. Professor do MBA do IAC e de pós-graduação de outras instituições. Especialista em planejamento estratégico de cadeias produtivas, possui experiência em análise de atratividade setorial, mapeamento e quantificação de cadeias produtivas, planejamento estratégico e estratégias de acesso a mercado.