Receba as novidades do setor

Seu nome

Seu e-mail

Sexto Giro Socicana mostra como fazer o gerenciamento da propriedade

6-giro-socicana

A sexta edição do Giro Socicana, ocorrida em Jaboticabal, no dia 5 de agosto, trouxe o tema: Gerenciamento da Propriedade Rural. O Palestrante, Prof. Haroldo Torres, é Economista, pela USP, tem mestrado em Economia Aplicada (Esalq/USP), é gestor de projetos e pesquisas do Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (Pecege/Esalq) e coordenador executivo do projeto “Levantamento de custos de produção de cana-de-açúcar, açúcar, etanol e bioeletricidade no Brasil”, organizado pela CNA e Pecege.

Segundo Torres, o gerenciamento da produção é uma ferramenta para a tomada de decisão. “O setor sucroalcooleiro como um todo está e crise. E o produtor de cana é o primeiro elo desta cadeia produtiva. Para conseguir conciliar o panorama negativo e esse risco, é necessário fazer um gerenciamento da propriedade, e isso passa por várias etapas: ter diretrizes claras, fazer um planejamento estratégico de sua empresa, executar e controlar para que possa cumprir sua meta.”

José Guilherme Nogueira, superintendente da Socicana, avalia que a estratégia da Associação é se aproximar ainda mais do produtor de cana. “Esses eventos podem ser ampliados, mas estamos atingindo dados muito satisfatórios com a média de 150 participantes, variando por cidade. Os temas trazidos aqui são fatores críticos de sucesso. Há produtores com diferenças tecnológicas, desde aquele que ainda não realiza controle sistemático dos custos até aqueles que já fazem isso usando o seu smartphone. Nosso objetivo é fazer um nivelamento de todo este conhecimento para que possamos atingir níveis gerenciais e técnicos eficientes.”

Para Ivan Trevisoli, o evento tem contribuído muito. “No contexto de tantas incertezas que o Brasil está vivendo, acho de extrema importância a Socicana trazer informações e promover ferramentas para nos auxiliar. O principal que o palestrante está nos trazendo é a importância de o produtor traçar metas. Isso só enriquece. A Socicana está no caminho certo.”

Para Paulo Bissaco, o Giro é fundamental, principalmente no momento de crise. “É de extrema importância, principalmente neste momento de tantas incertezas. Esse tipo de palestra é o que traz informações confiáveis para o nosso negócio e nos dá uma oportunidade de ter uma visão mais global do setor. Se você não for cooperado ou associado de uma entidade, estará órfão no agronegócio.”

Para os produtores que não puderam participar do encontro, a Socicana disponibiliza todos os materiais utilizados. Basta ligar para o Eduardo (16) 3251-9274.