Notícias

Setor comemora um feito inédito: a primeira negociação de créditos de cana-de-açúcar com certificação socioambiental

A Socicana realizou, esta semana, a primeira transação de créditos de cana-de-açúcar do Brasil, com certificação socioambiental. A conquista foi comemorada por produtores e representantes da cadeia produtiva e deve tornar-se um divisor de águas nas relações de mercado do setor sucroenergético.

Neste sistema de venda de créditos, produtores que possuem cana certificada, além de vender sua matéria-prima para uma usina, podem negociar créditos com compradores de diversas partes do mundo. É possível comercializar, dessa forma, tanto o produto físico como o crédito relativo ao produto físico.  Como referência, um crédito de cana-de-açúcar equivale a uma tonelada de cana certificada.

Os mercados em todo o mundo têm sido, a cada dia, mais exigentes em relação à sustentabilidade dos sistemas produtivos. Assim, os agricultores que cultivam dentro de critérios de responsabilidade social e ambiental saem na frente e ampliam as possibilidades de comercializar sua produção.

A Socicana coleciona ações bem-sucedidas relacionadas a parcerias de mercado para as boas práticas nas lavouras. Como exemplo, agricultores brasileiros, da região de Guariba, estiveram entre os primeiros a receber certificações globais, visando à sustentabilidade da produção de cana-de-açúcar. E agora, sai da região a primeira transação de créditos sustentáveis de cana-de-açúcar.

Este é um momento histórico para todo o setor, que marca um futuro sem precedentes para produtores e sociedade.

Cadastre-se e receba novidades

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação.
Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade e LGPD.