Notícias

Segurança rural

A Socicana está mantendo o diálogo com representantes da área de Segurança Pública, no sentido de promover medidas para a segurança rural. Dados da Polícia Ambiental, além de relatos de produtores associados, apontam para o aumento de ocorrências no último ano. Furtos de veículos e maquinários  estão entre as grandes preocupações dos produtores, além dos riscos à família e a todos que trabalham nas propriedades.

A partir do levantamento destes números, a Associação se mobilizou para diversas demandas junto à Secretaria de Segurança Pública. Os diálogos estão avançando nesta área, e nas propriedades, algumas medidas são fundamentais para evitar este tipo de ocorrência.

Algumas orientações úteis para a segurança rural

  • Nas propriedades, vale a pena nunca deixar ferramentas e escadas à vista, pois podem servir para arrombamentos de portas ou acesso de bandidos pelo teto da casa.
  • Maquinários agrícolas, automóveis, e produtos de valor alto devem ser guardados em locais fechados para não chamar a atenção de desconhecidos. É importante manter estes locais com cadeados ou travas de boa qualidade. É recomendado também o uso de alarmes.
  • É sempre bom fazer a manutenção de portas, janelas e cercas para evitar que o desgaste natural acabe facilitando o acesso de pessoas estranhas. Além disso, as janelas devem ser protegidas por grades.
  • E para dificultar ainda mais a entrada de estranhos, ter cachorros na propriedade também é uma excelente opção de barreira. Estes animais são excelentes para alertar sobre a presença de pessoas desconhecidas.
  • É importante ainda um bom sistema de iluminação que atenda principalmente às casas da família e a do caseiro, além do galpão de veículos e maquinário, galpão de insumos, acessos à propriedade e local dos rebanhos.

Cadastre-se e receba novidades

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação.
Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade e LGPD.