Notícias

QUALIPLANT – Qualidade no plantio da cana

Projeto piloto traz ferramentas para melhorar a prática do plantio. Resultados impactam no número de cortes e aumento da produtividade

SOCI0046 News0037 CAR

O plantio da cana-de-açúcar é uma etapa de grande importância para os resultados da lavoura e pode determinar a diferença entre lucro e prejuízo. É neste momento que o produtor faz um investimento que será explorado economicamente por vários cortes. E quanto mais cortes forem possíveis, menor será o impacto dos custos de produção.

Um bom desempenho só será possível se o plantio for executado com qualidade. Com o objetivo de auxiliar o produtor, a Socicana está desenvolvendo um projeto piloto chamado QUALIPLANT –  Qualidade no Plantio, que traz ferramentas para o associado monitorar as suas práticas agrícolas.

Como funciona?

A avaliação se faz no campo durante o período de plantio. São analisados alguns parâmetros: profundidade da sulcação, paralelismo nos sulcos, quantidade de gemas por metro linear de sulco, qualidade das mudas (há presença de injúrias mecânicas, presença de broca?), profundidade da terra da cobrição, acabamento da sulcação junto aos carreadores, entre outros.

De acordo com a situação em cada um desses parâmetros, o produtor terá uma decisão a tomar. Se as medições mostrarem qualidade inadequada poderão ser corrigidas imediatamente, ou ainda o produtor poderá tomar providências para buscar os padrões a serem atingidos.

Neste projeto piloto, enquanto são feitas as avaliações, os dados são registrados em uma planilha específica que vão nortear o trabalho.

Por que monitorar o plantio?

1 – O plantio é o primeiro passo para buscar aumento de produtividade e qualidade da lavoura, resultando em redução de custo para o agricultor.

2 – A sanidade da muda é de vital importância. A preocupação é com a fitossanidade do material a ser multiplicado, que deve estar isento de pragas e doenças e com idade adequada para uma boa germinação.

Entre em contato hoje mesmo para mais informações. Os técnicos da Socicana estão disponíveis para implantar o Qualiplant em sua propriedade. Departamento Técnico: (16) 3251-9270 e 3251-9275.

Cadastre-se e receba novidades

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação.
Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade e LGPD.