Receba as novidades do setor

Seu nome

Seu e-mail

Projeto Cultural Calendário 2020 destaca o respeito às diferenças

O que o cooperativismo e o associativismo nos ensinam sobre tolerância e respeito às diferenças? A pergunta foi o tema central do Projeto Cultural Calendário 2020, uma realização da Coplana, Socicana e Sicoob Coopecredi. A iniciativa aconteceu no dia 25 de outubro, nas instalações das três entidades, em Guariba/SP, e reuniu 56 crianças e adolescentes de 8 a 14 anos, membros das famílias de cooperados e associados.

O objetivo do projeto é propor o diálogo sobre os princípios para uma sociedade melhor. Quem pensa diferente deve ser tratado como um adversário? É possível construir sozinho um país mais justo? Estas e outras questões foram tratadas em diversas dinâmicas.

Os conceitos foram transmitidos de forma leve e divertida já na abertura do evento, pelo presidente da Coplana, José Antonio Rossato Junior. “Hoje vocês vão conhecer muito mais sobre as entidades em que suas famílias fazem parte. Ao final desta jornada, todo o aprendizado de vocês será consolidado por meio de desenhos e frases que irão integrar o calendário de 2020 das nossas organizações”, explicou Rossato.

O projeto também trouxe vídeos educacionais da iniciativa Coopera Educa, da Confederação Nacional das Cooperativas de Crédito (Confebras), apresentados pelo Sicoob Coopecredi, em parceria com a Associação Brasileira de Agronegócio – Regional de Ribeirão Preto (ABAG-RP).

Entre as atividades que chamaram a atenção, houve o projeto sobre abelhas, da doutoranda Marisa Rodrigues, da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV)/Unesp Jaboticabal. Marisa, que é professora de Apicultura na Faculdade, destacou o papel da polinização e do trabalho das abelhas na agricultura. Já a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Jaboticabal (Saama) fez uma exposição de móveis reciclados.

Para a produção dos desenhos e frases do calendário, os participantes foram divididos em grupos, o que resultou em uma criação coletiva. No encerramento, cada participante ganhou brindes das entidades e uma poupança. Todos participaram e todos venceram, compreendendo o conceito de cooperação, como destacou o presidente da Socicana, Bruno Rangel Geraldo Martins. “Colaborando uns com os outros vamos conseguir uma agricultura melhor e ajudar a construir um país também melhor”, concluiu.