Receba as novidades do setor

Seu nome

Seu e-mail

Produtores Rurais, Usinas e a ABAG/RP ampliam Campanha contra incêndios no campo em 2016

incendios

A Campanha de Conscientização, Prevenção e Combate aos Incêndios foi concebida em 2014, ano marcado por forte estiagem e aumento dos focos de incêndios, quando houve quase 5 mil ocorrências de fogo com prejuízos para o meio ambiente e setor produtivo. Colocada em prática em 2015, a Campanha usou a comunicação e a educação para incentivar a adoção de atitudes que evitassem os incêndios e mostrassem que eles são prejudiciais para o campo e para a cidade.

Em 2016, a Campanha extrapola a região de Ribeirão Preto e alcança, com a adesão da Orplana, as principais regiões produtoras de cana-de-açúcar de São Paulo e de mais quatro estados: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. São quase dois milhões de hectares cultivados por 16 mil produtores independentes, e por grupos empresariais do setor sucroenergético.

O gestor executivo da Orplana, Celso Albano de Carvalho, se mostrou confiante quanto ao envolvimento das associações de fornecedores. Um bom exemplo a ser seguido é o da Socicana, de Guariba,  e da Canaoeste, de Sertãozinho, que em 2015 multiplicaram as ações de prevenção e educação, levando a mensagem tanto para os seus produtores associados quanto para a comunidade. Bruno Rangel, presidente da Socicana, reassumiu o compromisso de fazer ainda mais em 2016.

O anos de 2015 foi de relativa tranquilidade, devido ao clima e a atitudes mais conscientes. Já 2016  está mais seco, os incêndios são recordes e as chuvas devem começar mais tarde. De 1º de janeiro até 30 de junho, o INPE registrou em São Paulo 998 focos, um aumento de 83% em relação ao mesmo período de 2015.

O importante, disse o diretor da ABAG/RP, Marcos Matos, é que esta não é uma ação exclusivamente voltada à “cana-de-açúcar”.  É uma iniciativa que previne incêndios em florestas, áreas de preservação permanente e até nas cidades, cada vez mais próximas do campo.

É dever de todos prevenir os incêndios, visto que muitos começam por ações impensadas, como um descuido ao descartar o lixo, ou uma simples bituca de cigarro atirada no chão, além de atitudes intencionais e criminosas. Consciência e responsabilidade são a melhor prevenção.

campanha-incendios