Notícias

Polos Regionais de MPB Pioneiros já começaram a produzir

pioneiros

No Dia de Campo também estavam presentes os oito produtores polos, ou seja, aqueles que aceitaram o desafio do pioneirismo. Eles deram início à adoção da tecnologia este ano, como um grande campo de estudos. Em agosto, adquiriram os kits de validação de MPB com um protótipo da câmara de brotação, uma mesa para corte do mini rebolo, um suporte para tratamento químico e lotes de MPBs com variedades de cana lançadas recentemente.

Nós estamos na fase bem inicial. Começamos a implantação do viveiro de mudas e, em um hectare, já temos 18 variedades de cana. Isso traz uma chance para o produtor, independente de seu tamanho: grande, médio, pequeno ou micro produtor, de utilizar variedades novas, recém-lançadas pelo órgãos de pesquisa – IAC, CTC, Ridesa. Ele consegue, num curto período, ter a quantidade de mudas necessárias, claro, mudas sadias e de qualidade. Ele traz a genética melhorada para dentro de sua propriedade. É uma independência que o produtor vai ter”, destacou.

As ações no campo são meticulosamente registradas, e todos os resultados servem de parâmetro para os estudos produzidos pelo IAC. O conhecimento gerado a partir desta iniciativa será replicado para outras regiões do país. Os produtores polos estão animados com os primeiros resultados, rumo ao aumento da produtividade.

“A experiência tem sido gratificante. Estamos agregando conhecimento ao desenvolver este projeto. E, sem dúvida, vai ser muito interessante na questão da produtividade. Somente através disso é que nós, produtores, vamos conseguir

mpb

sobreviver”, afirma Luis Lahr que atua junto a um grupo de agricultores no Polo Produtor de Pindorama – SP.

Para Sérgio Pavani, do Polo Produtor de José Bonifácio – SP, a iniciativa vai permitir melhorar a relação com os mercados. “A gente vem sofrendo, há bastante tempo, com a baixa produtividade no Estado. E hoje estamos vendo a possibilidade de uma tecnologia nova, do aumento de produtividade. Devemos promover uma mudança, e a MPB faz com que possamos buscar uma cana de mais qualidade para produzir mais açúcar, etanol e atender aos mercados interno e externo”, afirma.

Rogério Consoni é do Polo Produtor de Pradópolis e proprietário da Fazenda Santa Maria, onde ocorreu o Dia de Campo. Para ele, não há mais como manter o sistema convencional. “O produtor está sempre pensando em produzir mais e melhor. Eu já penso muito em não aumentar a área. Eu penso em tirar o máximo da minha área. Vai haver o antes e o depois da MPB. Trata-se de um marco divisório. Não há como voltar atrás, seja implantando a MPB por meiosi, cantosi ou em 100% da área. O sistema é metódico, mas é simples. Se a pessoa se dedicar, vai ter resultado, sim”, conclui.

Polos Produtores

  • Francisco Antonio de Laurentiis Filho
    Polo de Guariba
  • Luis Lahr e Condomínio
    Polo de Pindorama
  • Manoel Carneiro
    Polo de Dumont
  • Renato Trevisoli
    Polo de Taquaritinga
  • Ricardo Bueno
    Polo de Jaboticabal
  • Roberto Cestari
    Polo de Palestina
  • Rogério Consoni
    Polo de Pradópolis
  • Sergio Pavani
    Polo de José Bonifácio

Veja mais:

Cadastre-se e receba novidades

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação.
Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade e LGPD.