Receba as novidades do setor

Seu nome

Seu e-mail

Plantio de cana: 5 decisões para garantir a longevidade do canavial

decisoes-plantio

Chegou o momento do agricultor tomar decisões sobre o plantio do próximo canavial. Na região de Guariba, a grande maioria das áreas está com cereais, e assim que ocorrer a colheita desses grãos, entrará em cena o plantio da cana. A tomada de decisão envolve uma série de cuidados em relação à lavoura. É preciso atenção nesse momento, pois o plantio bem realizado levará a um benefício para os cortes da cana nos anos seguintes. Podemos dizer que o plantio é o primeiro passo para buscar aumento de produtividade e qualidade da lavoura. Nesse momento, refletir sobre alguns pontos importantes irá promover, portanto, maior longevidade do canavial.

Considerando um plantio no sistema semimecanizado (etapas de sulcação, cobrição mecânicas e plantio manual) ou mecanizado (todas as etapas de forma mecanizada), o que representa praticamente a totalidade na região, podemos destacar:

Decisão 1 – Qual variedade plantar?

Considerando um plantio no sistema semimecanizado (etapas de sulcação, cobrição mecânicas e plantio manual) ou mecanizado (todas as etapas de forma mecanizada), o que representa praticamente a totalidade na região, podemos destacar:

Como a Socicana pode ajudar?

Junto com a Coplana, a Socicana auxilia na identificação do ambiente de produção da  propriedade, e isso se faz necessário para revelar qual variedade terá melhor desempenho.

Em parceria com a Usina São Martinho, a Socicana promove também o encontro técnico de variedades de cana-de-açúcar, para revelar aquelas que têm se destacado na região. O evento deve ocorrer na segunda quinzena de fevereiro na Usina.

Decisão 2 – Verificar a origem da muda

A sanidade da muda é de vital importância. A preocupação é com a fitossanidade do material a ser multiplicado (isento de pragas e doenças) e com idade adequada para uma boa germinação. Se a muda for própria, a etapa correspondente à colheita da muda deverá ser a que cause o menor dano às gemas e rebolos.

A colheita deve ser realizada com cuidado para garantir também uma muda limpa, o que vai reduzir as falhas na distribuição.

Como a Socicana pode ajudar?

Através de seus técnicos, a Socicana orienta quanto ao manejo necessário para o tratamento e  forma de condução do plantio de cana-de-açúcar.

Decisão 3 – Quem executará o plantio?

Se for o agricultor, é preciso lembrar das exigências legais no cumprimento das NRs  (Normas Regulamentadoras), em especial a NR-31. Se for um serviço contratado (terceiro) ou de uma usina, o agricultor deve fiscalizar o cumprimento destas normas para não ter problemas trabalhistas durante a execução do serviço em sua propriedade.

Como a Socicana pode ajudar?

A Socicana possui um departamento jurídico, que auxilia na documentação e forma como as contratações dos serviços devem ser feitas para evitar riscos ao produtor.

Decisão 4 – Regulagem nos equipamentos

O agricultor deve estar atento à regulagem dos equipamentos para que as doses de fertilizantes, inseticidas, fungicidas e dos demais insumos estejam de acordo com a recomendação técnica. Atenção também no consumo de mudas, já que o objetivo é o número de gemas viáveis no sulco.

Como a Socicana pode ajudar?

Com o projeto Aplique Certo, a Socicana, junto com a Coplana, oferece, aos seus associados sem nenhum custo, a aferição e checagem de equipamentos para uma boa qualidade no processo.

Decisão 5 – Como fazer a auditoria e checagem do processo para a qualidade do plantio

O canavial a ser implantado deve proporcionar vários cortes, e isso só terá êxito se o plantio for feito com qualidade. Assim, o produtor deve garantir que as etapas de sulcação, adubação,distribuição de toletes ou rebolos, e cobrimento do sulco sejam feitas com qualidade.

Como a Socicana pode ajudar?

A Socicana já detém o projeto piloto Qualiplant para avaliar a qualidade do plantio, de acordo com alguns parâmetros:  profundidade na sulcação, paralelismo nos sulcos, quantidade de gemas nos sulcos por metro linear, qualidade do material a ser plantado (injúrias mecânicas, etc.), profundidade da terra da cobrição, acabamento da sulcação junto aos carreadores, entre outros.

Levando-se em consideração estas 5 decisões e outros pontos como época de plantio, recomendação de insumos por análise de solo, tipo de infestação de ervas daninhas ou de pragas de solo, essas etapas irão proporcionar, ao agricultor,  segurança para o sucesso na implantação do futuro canavial.

Consulte a equipe técnica da Socicana para mais informações, telefone: (16) 3251-9270.