Receba as novidades do setor

Seu nome

Seu e-mail

Orplana e Socicana apresentam as “Atualizações do Consecana”

A Socicana e a Orplana (Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil) promoveram, no dia 29 de maio, uma apresentação sobre as mudanças ocorridas no sistema Consecana (Conselho de Produtores de Cana-de-Açúcar, Açúcar e Etanol do Estado de São Paulo). As alterações haviam sido definidas no mês de março, e esta reunião teve o objetivo de esclarecer detalhes ao produtor.

O encontro foi aberto pelo presidente da Socicana, Bruno Rangel Geraldo Martins. “A atualização do sistema foi positiva, com avanços importantes nos quesitos regionalização e meritocracia. Agora, consta no manual que as associações, juntamente com as usinas, poderão encontrar formas de remuneração adicional ao Consecana-SP, levando em conta, principalmente, qualidade e eficiência”, afirmou Bruno.

Celso Albano, gestor executivo da Orplana, ressaltou a participação ativa do produtor junto à Associação como fator relevante para os avanços. “Temos um prognóstico de adicional de remuneração. O produtor está entendendo que sua cana tem mais eficiência e desonera a indústria. As usinas têm um resultado muito melhor quando o produtor de cana está junto com elas.” Albano lembra que meritocracia nada mais é do que o produtor receber um prêmio por ser um agente que melhora financeiramente o resultado da indústria. “O produtor que se une à associação e participa de comissões de negociação tem papel fundamental. É importante que ele conheça seus custos e dê subsídios para a associação negociar. Iniciativas coletivas trazem transparência e mostram para a indústria a posição do produtor neste conjunto”, avaliou.

Roberto Sachs, consultor técnico da Orplana, destacou a necessidade de o produtor compreender o assunto em detalhes. “As atualizações do Consecana configuram um tema de muita relevância para os fornecedores de cana, e todas as associações deveriam solicitar à Orplana esclarecimentos sobre ele. Importante também a Socicana promover ações contínuas de esclarecimento, até mesmo no corpo a corpo, dando oportunidade para o produtor apresentar suas dúvidas. O ponto principal da questão é a meritocracia”, comentou Sachs.

O superintendente da Socicana, Rafael Bordonal Kalaki, avaliou a iniciativa como muito bem-sucedida. “A casa estava cheia, e os produtores tiveram dúvidas esclarecidas. O importante na reunião realizada pela Orplana e pela Socicana foi mostrar como esta atualização vai impactar a vida dos produtores”, afirmou. O superintendente falou dos principais itens. “Quando a cana do produtor tiver uma pureza maior que toda a cana moída pela usina, ele receberá um bônus. Ele precisa focar seus esforços para conseguir uma cana com melhor qualidade e, assim, conseguir este bônus. Neste ponto, a Socicana está pronta para orientar o associado em buscar cada vez mais qualidade. Outro benefício é que a atualização do Consecana prevê a possibilidade de negociações regionais entre usinas e seus fornecedores”, concluiu.