Notícias

Monografia do curso de Economia aborda certificação Bonsucro

Filha e neta de produtores, Mariana Piedade Rodrigues defende sua dissertação com apoio do CASI e da Socicana

O “Estudo de Caso da Certificação Bonsucro no Condomínio Agrícola Santa Izabel” é o título da monografia apresentada pela aluna Mariana Piedade Rodrigues para obtenção do título de bacharel em Ciências Econômicas da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP Piracicaba). A monografia foi orientada pelo Prof. Dr. Carlos Eduardo de Freitas Vian e contou com o suporte da equipe da Socicana no fornecimento de informações.

Mariana, que é filha e neta de cooperados da Coplana e associados da Socicana, conta que no início do ano de 2017 fez estágio de férias no Condomínio Agrícola Santa Izabel (CASI), quando entrou em contato com o tema da certificação que tinha acabado de ser obtida (novembro 2016). “Eu me interessei por este tema, pois um produtor de cana-de-açúcar obter a certificação Bonsucro significa, em última instância, que está de acordo com a legislação, que tem uma visão profissional dos negócios agrícolas, que se preocupa com o meio ambiente e com os colaboradores. Em outras palavras, trata-se de um produtor que aplica na prática conceitos de sustentabilidade”, comentou Mariana.

Ela se interessou em estudar o fato de produtores de cana-de-açúcar, juntamente com uma associação, terem obtido uma certificação reconhecida como a Bonsucro sem estarem vinculados a uma usina. “Além de ser um acontecimento recente é um dos pioneiros no Brasil e no mundo. Gostaria que o meu trabalho ajudasse a difundir o processo de certificação realizado no CASI e na Socicana, pois pode ser utilizado como referência a ser seguida por outros produtores e associações que valorizem gestão e sustentabilidade. Também gostaria de valorizar não apenas o trabalho desempenhado pela equipe do CASI e da Socicana, mas a iniciativa e a maneira visionária de todas as pessoas envolvidas em pensar no desenvolvimento do produtor e do agronegócio”, ressaltou a autora da monografia.

Clique aqui e acesse a monografia completa.

Cadastre-se e receba novidades

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação.
Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade e LGPD.