Receba as novidades do setor

Seu nome

Seu e-mail

Maturação ideal impacta diretamente na remuneração

Análise da matéria-prima é ferramenta imprescindível para melhorar ATR

Os resultados positivos da lavoura de cana-de-açúcar dependem de vários fatores, e um deles é a maturação, que impacta diretamente na produtividade. A maturação acontece quando os colmos, depois de concluir seu desenvolvimento, acumulam a sacarose. Este processo pode ser analisado por três aspectos: o fisiológico, quando o colmo atinge o seu máximo armazenamento de sacarose; o botânico, quando a cana é considerada madura após o florescimento; e econômico, quando a cana atinge um mínimo de sacarose viável para a indústria.

Como as usinas calculam a remuneração, a partir do ATR (Açúcar Total Recuperável), quanto maior o índice de sacarose, melhor para o produtor. Assim, conhecer o índice de maturação é imprescindível para obter bons resultados.

Regiane Chianezi, Técnica Responsável pelo Laboratório da Socicana, explica a importância de realizar a análise da matéria-prima. “A análise é considerada um método padrão para se medir a produtividade biológica de uma cultura. A fase de maturação da cana-de-açúcar caracteriza-se pela paralisação do seu crescimento vegetativo e pelo acúmulo de sacarose nos colmos. Este processo é fortemente influenciado pelo clima, que altera a duração deste período e o rendimento. Ao colher a cana fora do ponto de maturação, o produtor é prejudicado em sua renumeração, já que a lavoura não atingiu o máximo de produtividade”, alerta a especialista.

O Laboratório da Socicana realiza as análises para os produtores associados sem custo adicional, além de manter uma equipe para a fiscalização das usinas. “As análises realizadas no laboratório da Socicana vão indicar o melhor momento para a colheita. Por isso, é muito importante realizar este serviço antes da entrega na usina. Quando a matéria-prima chega na unidade industrial, é feita a fiscalização, que garante a execução das análises conforme os padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT, e Modelo Consecana, o que resultará no pagamento ao produtor”, destaca Regiane.

Para realizar as análises da matéria-prima, os produtores associados devem entrar em contato com Laboratório da Socicana: (16) 3251-9245. Reforçamos que o serviço não tem custos adicionais para os associados regularizados.