Notícias

Como serão as chuvas e a temperatura no próximo plantio?

Tema foi tratado durante palestra promovida pela Socicana, na Feira de Negócios Coplana

No dia 23 de agosto, a Socicana promoveu a palestra on-line “Previsões Climáticas”, com o meteorologista da Climatempo, Celso Oliveira. A palestra fez parte de uma série de conteúdos apresentados na 8ª Feira Coplana de Negócios, com o objetivo abordar temas de relevância para o dia a dia da lavoura.

Oliveira trouxe as previsões para o estado de São Paulo e destacou a necessidade de cautela sobre a instalação da cultura de amendoim. “Embora tenhamos previsão de precipitação no final de agosto e início de setembro, é necessário tomar cuidado, porque setembro não vai ser caracterizado pela regularização de chuvas. As chuvas serão espaçadas, e as temperaturas permanecerão elevadas. Então, isso tudo desfavorece uma instalação, pelo menos, nesse período”, destaca o meteorologista.

No ano passado, o período seco se estendeu, o que retardou mais o plantio. Este ano de 2021, a previsão é outra. “No início de outubro, as coisas começam a entrar nos eixos, o que torna este um bom período para instalação da cultura. No ano passado, em muitos lugares, a instalação foi feita em novembro, dezembro. Este ano, não. Já em outubro, será possível começar a instalação das culturas. Isso vai fazer com que todo o ciclo agrícola, pelo menos nessa próxima safra, não atrase tanto quanto o observado entre 2020 e 2021”, comentou Oliveira.

O gráfico mostra as previsões de chuvas e temperaturas dos próximos meses. A temperatura pode ser identificada pela linha vermelha, que no período de setembro até começo de outubro, podem passar dos 30°C. Quanto às chuvas (representadas pela linha azul), o período com uma maior frequência é entre setembro e outro (previsão de 160mm). (Fonte: Climatempo)

O gráfico mostra as previsões de chuvas e temperaturas para os meses de dezembro 2021, janeiro e fevereiro de 2022. A temperatura pode ser identificada pela linha vermelha, que no período de janeiro, pode passar dos 30°C. Quanto às chuvas (representadas pela linha azul), o período de atenção está no começo de janeiro, quando pode haver uma seca. (Fonte: Climatempo)

A recomendação para os produtores é o plantio escalonado, para que seja possível alcançar um período em que tenhamos uma precipitação mais consistente. “Para quem trabalha com amendoim, eventualmente, ou outras culturas temporárias, se possível, fazer o plantio de forma mais escalonada, tentando evitar, principalmente, esses períodos de calor mais excessivos em uma eventual florada. Existe uma série de cronogramas que são complicados, fazendo com que a janela de plantio seja mais curta, mas eventualmente atrasar um pouco uma instalação para que não coincida justamente com esse período mais seco, é recomendável. Posteriormente, entre o final de janeiro e no decorrer de fevereiro, as chuvas serão mais frequentes e suficientes para o desenvolvimento agrícola”, destaca o meteorologista.

Para mais informações e orientações, o produtor deve conservar sempre com nossa Equipe Técnica.

Clique aqui e assista ao vídeo completo sobre as previsões climáticas para os próximos meses.

https://youtu.be/4JIBdC0_KGw

Cadastre-se e receba novidades

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação.
Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade e LGPD.