Notícias

Certificação da produção Socicana avança nas parcerias para garantir mecanismos de sustentabilidade das lavouras

Certificação da produção

Socicana avança nas parcerias para garantir mecanismos de sustentabilidade das lavouras

bonsucro-logo

foto-1
Associados da região de Bariri reconhecem a certificação como necessidade urgente

A diretoria e os executivos da Socicana estão empenhados em proporcionar, aos associados, todas as ferramentas para que conquistem a certificação da produção. O atual modelo de mercado tem exigências cada vez maiores para a comercialização de produtos. Usinas, consumidores e grandes agentes nacionais e internacionais estão atentos quanto ao sistema de produção, no que se refere às adequações ambientais, sociais e do gerenciamento dos negócios.

Desta forma, as boas práticas agrícolas, voltadas para a sustentabilidade, hoje, devem fazer parte da rotina das propriedades rurais. Esta é uma forma de trabalhar que não pode mais ser adiada. Para quem já percebeu a necessidade e está se dedicando à adequação das propriedades, os ganhos são significativos. Envolvem desde melhores resultados, obtidos com a organização técnica e gerencial, até mesmo a possibilidade de negociações mais vantajosas junto às usinas.

A Socicana tem feito um trabalho exaustivo de articulação no setor para viabilizar todos os critérios da certificação, com aspectos que reconheçam a necessidade e a realidade do produtor. Recentemente, participou de reunião com a Assobari –

foto-2
Presidente da Socicana, Bruno Rangel, fala da certificação em reunião na Assobari

Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Bariri, em que foi tratada a necessidade de reconhecimento da sustentabilidade da produção de cana-de-açúcar.

Dessa forma, a parceria entre Socicana, Fundação Solidaridad e certificação Bonsucro orienta e prepara os produtores para que tenham melhor acesso ao mercado comprador de cana. O que hoje é um diferencial, com certeza, num futuro breve será uma exigência de rotina. As usinas também estão sendo cobradas quando vendem seu produto no Brasil e exterior. Recebem determinações de seus clientes e, portanto, agirão da mesma forma com o fornecedor.

O selo Bonsucro é o primeiro para o setor sucroenergético que garante a compradores, fornecedores e consumidores finais que produtos como o açúcar e o etanol foram produzidos de acordo com a legislação vigente, com respeito ao meio ambiente e aos direitos humanos. Pode parecer complicado em um primeiro momento, mas o produtor de cana já comprovou competência e eficiência no trabalho do campo. O que deve fazer é documentar de maneira organizada as atividades na propriedade. Este registro é importante para que suas ações possam ser avaliadas.

news-fotos

Cadastre-se e receba novidades

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação.
Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade e LGPD.