Receba as novidades do setor

Seu nome

Seu e-mail

Atuação da Socicana em defesa do associado soma importantes conquistas na última safra

Ao analisar o ano de 2019 em termos de benefícios ao produtor, temos um conjunto de resultados positivos, que vão desde avanços na Política Nacional de Biocombustíveis, o RenovaBio, à atualização do Consecana. Cada conquista exigiu da Socicana dedicação técnica e capacidade de articulação com usinas, segmentos do governo e sociedade.

O presidente da Socicana, Bruno Rangel Geraldo Martins, destaca que a representatividade da Associação, com o reconhecimento de seu trabalho no Brasil e exterior, foi imprescindível para fortalecer as demandas do setor e dar voz ao produtor rural. “A Associação tem tido um papel fundamental na defesa dos produtores. A cadeira que temos no Conselho da Bonsucro (iniciativa para a produção sustentável de cana-de-açúcar), por exemplo, nos dá oportunidade de intensificar a discussão sobre os créditos verdes que são gerados com a certificação. Foi montada também uma plataforma para comercializar estes créditos. Esperamos que neste ano isto se torne uma realidade e que os produtores certificados possam vender seus créditos no mercado”, analisou.

Prêmio por qualidade

Entre as conquistas, a atualização do Modelo Consecana/SP, algo obtido depois de numerosas reuniões e com extrema dedicação de diretores e técnicos, sempre com o objetivo de promover sustentabilidade ao setor sucroenergético. Bruno destaca que a Associação fez questão de trazer profissionais qualificados para explicar as mudanças ocorridas. “A principal mudança está na questão da qualidade. Alguns produtores irão receber um prêmio por isto, que será pago agora, no final de março e, no caso das principais usinas, em abril. Para o ano que vem, o sistema já deve estar adequado para que este ajuste seja feito assim que o produtor entregar sua cana na usina”, afirmou.

O Prêmio por Qualidade é o pagamento adicional ao produtor quando a qualidade de sua cana é superior à da cana processada pela usina, fator criado para valorizar a matéria-prima com maior pureza de caldo, como explica o gerente técnico da Socicana, César Luiz Gonzalez. “Este rendimento será compartilhado por meio de fator adicionado ao ATR, a ser pago considerando a cana do fornecedor, por fundo agrícola, na quinzena. Neste caso, o ganho  será aplicado somente quando este diferencial da matéria-prima entregue pelo fornecedor for positivo”, salientou Gonzalez. Além desta conquista no Consecana, a Socicana está monitorando a pureza da matéria-prima dos associados para identificar os direitos a este prêmio, bem como o seu devido pagamento.

RenovaBio

Sobre o RenovaBio, o superintendente da Socicana, Rafael Bordonal Kalaki, destacou o papel da Associação na articulação com as usinas. “Tivemos uma grande força de ação coletiva no sentido de inserir as informações primárias do produtor. A Socicana e a Usina São Martinho foram as primeiras organizações a utilizarem informações primárias para a certificação do RenovaBio. Além disso, a Socicana está, junto com a Orplana (Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil), negociando a propriedade dos CBIOs (Créditos de Descarbonização) no Consecana”, afirmou. Ele lembra ainda que o presidente da Socicana é membro da diretoria da Orplana e integrante do Consecana, o que dá uma dimensão da representatividade.

Representatividade

A Socicana agrega outras importantes conquistas, a partir de seu relacionamento estreito com diversos organismos nacionais e internacionais. Entre elas, o fato de ter assento no Conselho da Bonsucro, em que é representada pelo superintendente Rafael Bordonal Kalaki; ser membro da Abag/RP (Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto), representada pelo conselheiro Paulo de Araújo Rodrigues; ser membro da  Orplana e do Consecana, representada  pelo presidente Bruno Rangel Geraldo Martins; ser uma das entidades realizadoras da Feira Nacional do Amendoim e promover um trabalho, junto a prefeituras municipais, visando à aprovação de projetos de lei de interesse da sociedade.

Relacionamento

A Socicana também desempenha um importante papel no suporte ao produtor e familiares, promovendo assistência social, acesso à informação de qualidade e relacionamento com vários segmentos. “ “Em relação ao plano de saúde, conseguimos negociar um valor mais acessível ao associado e um reajuste anual menor que o de mercado. Impulsionamos muito a comunicação, com a criação de grupos específicos, clippings (seleção de notícias), etc., levando mais informação ao produtor”, afirmou Kalaki. O presidente da Socicana, Bruno Rangel, comemora os avanços, por meio de um trabalho sério de conselheiros, produtores e toda equipe. “A Associação tem tido um papel fundamental na defesa dos produtores, não só na capacitação, mas nas questões de relacionamento com as unidades industriais, fiscalização dos laboratórios, discussões no Consecana e sobre os temas da produção. Também temos um novo planejamento estratégico, em que traçamos objetivos para os próximos anos“, resumiu Bruno.