Notícias

Agricultura e os desafios das mudanças no clima

Entre os desafios enfrentados pela agricultura na atualidade, estão as mudanças nos fenômenos climáticos, uma vez que o setor é altamente dependente do clima, de condições como índice de chuvas e temperatura.

Em 2020, por exemplo, o Brasil viveu um contraste hídrico, no qual houve maior incidência de chuvas no nordeste e forte seca no sudeste.

Segundo o meteorologista da Somar Meteorologia, Celso de Oliveira, nas regiões de Guariba e Jaboticabal, os volumes de chuva em 2019 e 2020 foram semelhantes. A diferença esteve na duração do período seco. No ano passado, foram nove meses com índice de chuvas abaixo da média. Em 2019, forma cinco meses nestas condições. Os gráficos mostram, em verde, o que deveria chover em cada mês, ou a climatologia. As colunas azuis mostram a chuva de fato observada.

As condições climáticas adversas geram consequências para a produção, mas com o auxílio da tecnologia, pode-se minimizar problemas causados pelo clima e por fatores como pragas e doenças.

Agricultura de precisão

Entre as tecnologias de maior destaque atualmente está a agricultura de precisão (AP), associada a boas práticas agrícolas. A AP associa o uso de sensores, GPS e monitoramento para reduzir falhas nas diferentes etapas da produção, como: preparo do solo, adubação, plantio, irrigação, pulverização e colheita. Além disso, otimiza todo o processo, deixando-o mais eficiente para o produtor.

Segundo o pesquisador científico do Instituto Agronômico, Dr. Denizart Bolonhezi, o produtor pode utilizar, por exemplo, a irrigação com sensores e imagens de satélite para amenizar os impactos causados pelas intercorrências climáticas.

“A ciência agronômica, para os mais diversos sistemas produtivos, já comprovou os benefícios da irrigação. Esta é a principal tecnologia para superar as variabilidades climáticas. Porém, depende de investimento e ocasiona impacto ambiental, quando realizada sem planejamento. Porém, quando aplicada com ciência, é associada a práticas de manejo de solo conservacionistas (práticas agrícolas de baixo impacto) e a cultivares com maior eficiência do uso da água. O que contribui para aumentos expressivos em produtividade. Outras ferramentas tecnológicas, como uso de imagens de satélite, sensores e insumos modernos, também contribuem para diminuir os efeitos negativos da variabilidade climática”, destacou o pesquisador Denizart.

As tecnologias de dados são recursos inevitáveis para a agricultura da atualidade, porém o sucesso da lavoura não depende apenas destes recursos.

Denizart orienta ainda sobre a conservação do solo, considerada fundamental para resultados positivos. “A base de toda a produção agrícola está no solo. Portanto, evitar erosão e aumentar conteúdo de matéria orgânica deve sempre vir antes que qualquer pacote tecnológico. Por mais produtiva que seja uma cultivar, por mais eficiente que seja um fertilizante ou outro insumo, o resultado final dependerá da qualidade do solo”, concluiu Dr. Denizart.

A Socicana, através de seu Departamento Técnico oferece serviços que contribuem com resultados positivos na lavoura, associando o uso das melhores tecnologias existentes à experiência de uma equipe técnica capacitada para atender o produtor.

Cadastre-se e receba novidades

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação.
Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade e LGPD.